Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2324
Título: Passos e espaços: violência conjugal e ingestão de bebida alcoólica
Título em inglês: Steps and spaces: marital violence and drinking alcoholic
Autor(es): FURTADO, Luísa Escher
Orientador(es): MÉLLO, Ricardo Pimentel
Palavras-chave: Violência conjugal
Ingestão de bebida alcoólica
Gênero
Homem autor de violência conjugal
Marital violence
Drinking alcoholic
Gender
Man who is author of marital violence.
Esposas maltratadas - Fortaleza (CE)
Alcoólatras - Fortaleza (CE)
Violência familiar - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: FURTADO, L. E. ; MÉLLO, R. P. (2010)
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo produzir um estudo de caso que desse visibilidade às redes construídas que sustentam a produção de um homem autor de violência conjugal. A pesquisa foi realizada na Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, no Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Fortaleza e em um grupo de Alcoólicos Anônimos. A produção de um homem autor de violência é muitas vezes associada à ingestão de bebida alcoólica. Assim, ocorre a produção de um homem que passa de “desordeiro” para “criminoso”, de “criminoso” para “alcoólico” e sendo “alcoólico” torna-se um “doente”. Essa construção só pode acontecer em um cotidiano de práticas culturais que moralmente polarizam o mundo em bem e mal e colocam a embriaguez na polaridade má e a sobriedade na polaridade boa. Além disso, para que esse caminho se sustente, é necessário que existam práticas clínicas e científicas que produzam o sujeito doente, práticas disciplinares que produzam o sujeito vigilante, além de relações que instituem prescrições de gênero e de conjugalidades.
Descrição: FURTADO , Luísa Escher. Passos e espaços: violência conjugal e ingestão de bebida alcoólica. 2010. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2324
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_LEFurtado.PDF759,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.