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Título: Avaliação da aplicação das boas práticas de laboratório e sistemas da qualidade, em instituições públicas de pesquisa e ensino superior na área de saúde no Brasil
Título em inglês: Evaluation of the application of good practices in laboratory and quality systems in public institutions of research and superior education in health care area in Brazil
Autor(es): Camurça, Ernestina Maria Nunes
Orientador(es): Pessoa , Cláudia do Ó
Palavras-chave: Medidas de Segurança
Contaminação Química
Animais de Laboratório
Data do documento: 2006
Citação: CAMURÇA, E. M. N. (2006)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo incentivar a implantação de técnicas de gerenciamento e procedimentos de boas práticas de laboratório junto a Rede Brasileira de Laboratórios - REBLAS a partir da avaliação de diagnóstico situacional, a qual foi realizada através da aplicação de questionários em laboratórios de instituições públicas de ensino superior e pesquisa na área da saúde em quatro capitais brasileiras. Metodologia: A pesquisa de campo foi realizada através de visitas em laboratórios de instituições de ensino superior e pesquisa para diagnosticar a situação dos mesmos por meio de entrevistas com aplicação de questionários. O tamanho da amostra foi estabelecido em cinqüenta (50) pesquisadores, distribuídos em instituições de ensino e pesquisa de quatro (04) capitais brasileiras. Em cada instituição foram selecionados laboratórios e identificados os pesquisadores responsáveis para serem entrevistados. Em seguida foi elaborado um diagnóstico situacional dos laboratórios através dos quais foram comparados modelos de boas práticas de laboratório previamente existentes na literatura com aqueles dos laboratórios entrevistados, os quais foram avaliados e conduzidos sob sigilo absoluto, de modo a manter a integridade dos laboratórios e instituições em questão. Resultados: através do diagnóstico situacional dos laboratórios foram desenvolvidos modelos de procedimentos de boas práticas de laboratório e garantia da qualidade (procedimentos operacionais padrão e formulários), os quais poderão ser implantados e implementados em laboratórios de instituições públicas de ensino superior e pesquisa existente no Brasil. Conclusão: As concepções teóricas que fundamentaram a dissertação foram analisadas e comparadas com as pesquisas teóricas e de campo e viabilizaram a escolha e elaboração de técnicas de gerenciamento e procedimentos padronizados em função do diagnóstico situacional dos laboratórios entrevistados. Isso poderá refletir na comunidade científica uma confiabilidade em decorrência da implantação de procedimentos e técnicas padronizadas e no futuro permitirá que os laboratórios possam ser credenciados na - REBLAS, conferindo segurança aos pesquisadores, bem como, reprodutibilidade dos resultados.
Abstract: To make possible the implantation of management techniques and good practice of laboratory on the Brazilian Net of Laboratories - REBLAS from an evaluation of diagnosis, for the application of questionnaires in laboratories of public institutions of superior education and health research, in four Brazilian capitals. Methodology: The research was carried through visits in laboratories of institutions of superior education and health research, to diagnosis the situation of them by interviews with application of questionnaires. The size of the sample was in fifty (50) researchers, distributed in institutions of education and research of four (04) Brazilian capitals. In each institution had been selected a laboratories and identified the responsible researchers to be interviewed. After that, a diagnosis of the situation of the laboratories was elaborated, and been compared with previously existing models of good practice of laboratory in literature, which had been evaluated and lead under absolute secrecy, in order to keep the integrity of the laboratories and institutions in question. Results: through the diagnosis of the laboratories were developed models of good practice of laboratory and quality warranty (operational procedures standard and forms), which could be implanted and be implemented in laboratories of institutions of existing health education and research in Brazil. Conclusion: The theoretical conceptions that had based the study had been analyzed and compared with the theoretical research and on field and had made possible the choice and elaboration of management techniques and standardized procedures in function of the diagnosis of the interviewed laboratories. This will be able to reflect trust in the scientific community through the implantation of procedures and standardized techniques and in the future those laboratories may be credential in the REBLAS, conferring security to the researchers, as well as, credibility of the results.
Descrição: CAMURÇA, Ernestina Maria Nunes. Avaliação da aplicação das boas práticas de laboratório e sistemas da qualidade, em instituições públicas de pesquisa e ensino superior na área de saúde no Brasil. 2006. 300 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2342
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