Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23597
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma proposta metodológica para a análise das políticas de educação profissional: a análise de conjuntura e as disputas pelo bloco no poder do estado
Título em inglês: A metodology proposal for the analysis of professional education policies: the analysis of conjuncture and contentions for the power bloc of the state
Autor(es): Pelissari, Lucas Barbosa
Palavras-chave: Educação profissional;Conjuntura;Poder
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Pelissari, L. B. (2015)
Resumo: O objetivo principal deste artigo é o de propor alternativas metodológicas para a análise das políticas públicas de Educação Profissional, discutindo a questão conceitual das classes sociais e a categoria da dependência. A influência da luta de classes na definição das políticas é tomada a partir da compreensão da conjuntura como elemento analítico essencial, com auxílio do aporte teórico-metodológico da teoria política marxista. Trata-se, pois, de uma contribuição para o debate no campo dos estudos sobre trabalho e educação no Brasil. O caso da frente neodesenvolvimentista que governa o país desde 2003, reconfigurando o bloco no poder do Estado brasileiro, é analisado, ainda em uma primeira aproximação, no esforço de localizar a recente política de unificação da Educação Profissional no Brasil, o PRONATEC, nessa conjuntura.
Abstract: The main purpose of this article is to propose methodological alternatives for the analysis of public policies on vocational education, discussing the conceptual question of social classes and the category of dependency. The influence of the class struggle in policy is taken from the understanding of the environment as an essential analytical element, with the aid of theoretical and methodological support of Marxist political theory. It is therefore a contribution to the debate in the field of studies on work and education in Brazil. The case of neodesenvolvimentista front that has ruled the country since 2003, reconfiguring the power bloc of the Brazilian state, is analyzed, even in a first approximation, in an effort to locate the recent Professional Education unification policy in Brazil, PRONATEC, at this juncture .
Descrição: PELISSARI, Lucas Barbosa. Uma proposta metodológica para a análise das políticas de educação profissional: a análise de conjuntura e as disputas pelo bloco no poder do estado. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 144-160, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23597
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lbpelissari.pdf234,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.