Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23934
Title in Portuguese: Parâmetros para uma abordagem processual do ensino de projeto em design.
Author: Brasil, Aléxia Carvalho
Vieira e Silva, Anna Lúcia dos Santos
Marinho, Claudia Teixeira
Colares, Breno Ehrich
Keywords: ensino
projeto
metodologia
Issue Date: 2014
Citation: BRASIL, A. C. ; VIEIRA e SILVA, A. L. dos S.; MARINHO, C. T.; COLARES, B F. (2014)
Abstract in Portuguese: Neste artigo são abordadas metodologias para a análise das produções realizadas nas disciplinas de projeto do terceiro ao sexto semestre do curso de design. Os estudos sobre o processo são acionados para compreender as ações projetuais, realizadas no cotidiano das aulas pelos professores e alunos das disciplinas descritas, utilizando seus registros como documentos de análise. O objetivo é identificar e definir estratégias que contribuam para a construção de ações pedagógicas, de modo a dar continuidade à realização efetiva de uma pesquisa em andamento, elaborada pelo no “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” com base nas perspectivas oferecidas pelas metodologias da Crítica Genética e da Pesquisa-Ação. Os trabalhos integrados das disciplinas de projeto de produto e projeto gráfico são o objeto da pesquisa e se apropriam das estruturas teóricas e físicas do LabRep, como espaço de experimentação das formas de representação, com foco nas etapas de concepção, desenvolvimento e apresentação do projeto.
Abstract: This paper tackles methodology for the analysis of the works presented by students of the project classes from the third through sixth semesters. Studies regarding process are done to comprehend projectual acts, performed daily in classes by both students and educators of such classes, using drafts and annotations as Blucher Design Proceedings Novembro de 2014, Número 4, Volume 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/11ped 2 documents for analysis. The goal is to identify and define strategies capable of improving the elaboration of pedagogic actions, thus allowing the existing research in “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” to continue in an effective way, with foundations in the perspectives offered by Genetic Criticism and action research. The joint works between the Graphic Project and Product Project classes are the object of the study and they make use of the physical and theoretical structures of "LabRep", as an environment for the experimentation in ways for representation, with a focus on the stages of conception, development and presentation of a project.
Description: BRASIL, A. C. et al. Parâmetros para uma abordagem processual do ensino de projeto em design. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM Design,11., 2014, Gramado. Anais... Gramado, RS: Blucher Design Proceedings. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23934
metadata.dc.type: Artigo
Appears in Collections:DAU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_parametros.pdf232,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.