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Título: Modelando valor de tempo de viagem para modos concorrentes por diferentes modelos logit: o que se ganha e o que se perde ?
Autor(es): Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Orientador(es): DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Econometria
Data do documento: 2011
Resumo: Economistas desde 1965 debruçam-se sobre uma forma de como mensurar o valor do tempo. O trabalho de Tuong e Hensher (1985) uniu teoria ao empirismo, entretanto, com o passar dos anos os métodos diversos de estimação por modelos de escolha discreta não foram utilizados para a medição do valor de tempo de viagem. Esta tese mensura o valor de tempo de viagem dos usuários de transporte intermunicipal no Ceará utilizando de quatro modelos: não estruturado tipo McFadden e os outros três, conforme proposto em Tuong e Hensher (1985a), para Becker, DeSerpa e a proposta de Tuong e Hensher via expansão de Taylor. Adicional ao modelo logit tradicional, faz-se estimações das mesmas formas funcionais utilizando da metodologia desenvolvida por Morikawa (1989) e depois a de estimações de máxima verossimilhança simulada e bayesiana para modelo logit com fatores aleatórios apresentada em Train (2003). O resultado indica que se devem utilizar os métodos de estimação e formas funcionais distintas com parcimônia, pois dependendo dos parâmetros obtidos, podem ser encontrados valores para tempo de viagem consideravelmente diferente. Por outro lado, as formas funcionais podem ser boas para previsão tal como discutido acima. Uma escolha entre métodos de estimação sugere o enriquecimento como o que menos distorce as estimativas do logit padrão. Uma escolha de forma funcional indica o uso do modelo de Becker ou do DeSerpa por conta da sua pequena oscilação independentemente dos métodos de estimação utilizados. Já uma escolha combinada entre método de estimação e forma funcional sugere o modelo de Becker e DeSerpa com Máxima Verossimilhança Simulada, tanto para obter valores de tempo de viagem como para prever eventos.
Abstract: Economists since 1965 search a way to measure the value of time. This paper addresses empirical results from a theoretical background proposed in the particular case of transport. The Tuong and Hensher (1985) paper unified the theory and empirical measurement however, over the years various methods for estimation of discrete choice models were not used to measure the values of travel time. This thesis measures the value of travel time of the intercity transport users in Ceará using four models: unstructured type McFadden and the other three, as proposed in Tuong and Hensher (1985a) (Becker, and DeSerpa and Tuong Hensher via Taylor expansion). Additional to the traditional logit model, it estimates the same models using the methodology developed by Morikawa (1989) and simulated maximum likelihood estimation and Bayesian to logit models like in Train (2003). The result indicates that it should use the estimation methods and different functional forms sparingly, because depending on the parameters obtained can be found values for travel time considerably different. On the other hand, the functional forms can be good for prediction. A choice of estimation methods such as enrichment suggests less distortion from standard model. A choice of functional form indicates the use the model of Becker or DeSerpa because of their small oscillation regardless of the estimation methods used. Already a combined choice of estimation method and functional form suggests Becker or DeSerpa with Simulated Maximum Likelihood estimation to obtain values of travel time and to forecasts.
Descrição: SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da. Modelando valor de tempo de viagem para modos concorrentes por diferentes modelos logit: o que se ganha e o que se perde ?. 2011. 74f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2395
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