Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24251
Tipo: Dissertação
Título: Caminhares periféricos: nóis de teatro e a potência do caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo
Título em inglês: Peripheral walks: nóis de teatro and the power of walking At Contemporary Street Theater
Autor(es): Monteiro, Altemar Gomes
Orientador: Vásquez, Héctor Andrés Briones
Palavras-chave: Performance artística – Fortaleza (Ce);Teatro de rua - Periferia urbana - Fortaleza (Ce);O Jardim das Flores de Plástico [Peça teatral] – Produção e montagem;Street theater;City
Data do documento: 2017
Citação: MONTEIRO, Altemar Gomes. Caminhares periféricos: nóis de teatro e a potência do caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo. 2017. 187 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: A presente dissertação, inserida dentro dos estudos aplicados aos processos criativos do Tea-tro de Rua Contemporâneo, lança-se ao desafio de refletir sobre o processo de montagem e circulação de “O Jardim das Flores de Plástico / ato 3: Por baixo do saco preto”, espetáculo teatral montado pelo Grupo Nóis de Teatro, em Fortaleza, no primeiro semestre de 2015. A partir da experiência das caminhadas do grupo teatral na periferia urbana, seja no processo de montagem ou na própria lógica de encenação/dramaturgia proposta ao espectador, o estudo se pergunta sobre as possibilidades desse teatro feito na periferia da cidade na construção de situações poéticas que inflamem dissensos nas operações estratégicas de normatização das vidas e segregação dos espaços da urbe. Reconhecendo um teatro que se faz imanente no es-paço urbano, o que o caminhar como prática de espaço em fluxo oferece de potência reflexiva e criativa para o trabalho do artista que se lança a este desafio? A proposição do trabalho é, expandindo o campo de ação das Artes Cênicas, estimular o diálogo entre teatro e urbanismo, refletindo sobre o que o caminhar pelas periferias urbanas reconfigura, a partir do sensível, sobre a própria experiência de cidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24251
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_agmonteiro.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.