Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2460
Título: Nova espécie de Pleurotomariidae do Brasil (Mollusca: Gastropoda)
Autor(es): Rios, Eliezer de Carvalho
Matthews, Henry Ramos
Palavras-chave: Gastropode
Conchas - São Paulo
Data do documento: 1968
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: RIOS, E. C.; MATTHEWS, H. R. (1968)
Resumo: Uma nova espécie de gastrópodo, coletada ao largo de São Sebastião (Estado de São Paulo, Brasil), é descrita como Perotrochus atlanticus sp. nov. Esta é a primeira espécie da família Pleurotomariidae a ser descrita para a América do Sul, e a décima - quinta espécie recente conhecida. Género Perotrochus Fischer, 1885. Concha de tamanho pequeno a médio, base moderadamente convexa, afundada, porém não perfurada. Convoluções com lados retos a moderadamente convexos. Periferia da convolução do corpo arredondada ou sub-angular. Concha com ornamentação de estrias axiais e espirais, formando nódulos nos cruzamentos. Fenda anal curta, estendendo-se apenas cerca de um quarto do diâmetro da convolução do corpo, e situada abaixo do centro entre a sutura e a periferia da convolução do corpo.
Descrição: RIOS, E. C.; MATTHEWS, Henry Ramos. Nova espécie de Pleurotomariidae do Brasil (Mollusca: Gastropoda). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 08, n.1, p. 65-68, jun. 1968.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2460
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1968_art_acrios.pdf450,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.