Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24622
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ginásio Sobralense e Colégio Santana: a educação masculina e feminina
Autor(es): Alves, Aline Monteiro
Palavras-chave: Escola para meninos;Escola para meninas;Dualidade educacional;Cultura escolar
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e memória da Educação (ENHIME)
Citação: Alves, A. M. (2012)
Resumo: O presente trabalho tem como objeto um aspecto mais específico da cultura escolar, que é a educação dual em termos de gênero. As duas instituições aqui analisadas têm a sua relevância por constituírem os únicos locais, que durante um longo período ofereceram o ensino secundário em Sobral, e por onde passaram nossos entrevistados, em sua vida escolar, escolas essas de caráter confessional — Colégio Santana e Ginásio Sobralense, pertencentes a Igreja Católica. Em Sobral, dada a forte influência da Igreja, muitos de nossos interlocutores foram educados por religiosos, ou estudaram em colégios que estavam sob comando de congregações religiosas como é o caso do Patronato Imaculada Conceição, Educandário São José e a Escola Sagrado Coração de Jesus, dentre outros. Alice3 em seu relato observa que “devemos a nossa educação à Igreja [...] aos padres que foram nossos primeiros professores. Deles aprendemos tudo o que sabemos, e o que ensinamos aos nossos alunos. [...]
Descrição: ALVES, Aline Monteiro. Ginásio Sobralense e Colégio Santana: a educação masculina e feminina. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 112-129.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24622
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_amalves.pdf221,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.