Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2465
Título: Anatomia e histologia do tubo digestivo de Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Tome, Geraldo de Sousa
Palavras-chave: Cavala (Peixe)
Data do documento: 1966
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I.M.; TOME, G. de S.(1966)
Resumo: No presente trabalho estudamos a anatomia e a histologia do tubo digestivo da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829), que habita as águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil). Além do conhecimento da constituição anatômica e histológica do tubo digestivo, estudos como este são úteis, quando se trata da alimentação dos peixes, sabendo-se que a estrutura do tubo digestivo varia sob a influência do regime alimentar. O material em que se fundamenta este estudo constou de 14 indivíduos capturados em frente às praias do Iguape (Aquiraz-Ceará) e do Mucuripe (Fortaleza-Ceará). A tabela I mostra a variação dos comprimentos dos indivíduos utilizados, valendo salientar que todas as medidas, referidas no curso deste trabalho, foram tomadas num indivíduo de 79,4 cm de comprimento zoológico (fork length). Para o estudo anatômico foram dissecados 6 indivíduos, dos quais retiramos todas as vísceras, permanecendo apenas aquelas que compõem o tubo digestivo, para que pudéssemos observar sua disposição dentro da cavidade geral. A seguir, foram feitos desenhos esquemáticos.
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota; TOME, Geraldo de Sousa. Anatomia e histologia do tubo digestivo de Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 103-108, dez. 1966.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2465
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1966_art_mimalves.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.