Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24721
Tipo: Artigo de Evento
Título: Relação familiar e afetividade para o desenvolvimento da aprendizagem
Autor(es): Alves, Liduína Lopes
Marinho, Gabrielle Silva
Palavras-chave: Relação familiar;Afetividade;Importância da afetividade nas relações;Dificuldade de Aprendizagem
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e memória da Educação (ENHIME)
Citação: Alves, L. L.; Marinho, G. S. (2012)
Resumo: Estudiosos como Piaget, Vygotsky, Wallon apontam a falta de afetividade, o calor e o aconchego de um lar, onde inexiste amor e carinho como responsáveis pela crise que avassala a instituição familiar (BEE, 2003). Imaginava-se até então, que a desestruturação familiar tivesse como responsável à miséria, a marginalização a que estão sujeitas as pessoas que não possuíam recursos materiais, e a falta de cultura, percebe-se hoje que a mesma se faz presente em todas as classes sociais. Segundo Bee (2003), os resultados mais negativos da desestruturação de uma criança são encontrados nas famílias negligentes, e que as famílias que proporcionam altos níveis de carinho e afeição tornam as crianças confiantes, competentes, independentes e afetivas, possuem um relacionamento mais positivo menos confuso com os pais e se relacionam melhor com seus pares. [...]
Descrição: ALVES, Liduína Lopes; MARINHO, Gabrielle Silva. Relação familiar e afetividade para o desenvolvimento da aprendizagem. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 494-507.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24721
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_llalves.pdf229,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.