Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24724
Title in Portuguese: Pesquisa nacional sobre acesso, utilização e promoção do uso racional de medicamentos (PNAUM) : métodos do inquérito domiciliar
Author: Mengue, Sotero Serrate
Bertoldi, Andréa Dâmaso
Boing, Alexandra Crispim
Tavares, Noemia Urruth Leão
Pizzol, Tatiane da Silva Dal
Oliveira, Maria Auxiliadora
Arrais, Paulo Sérgio Dourado
Ramos, Luiz Roberto Ramos
Farias, Mareni Rocha
Luiza, Vera Lucia
Bernal, Regina Tomie Ivata
Barros, Aluísio Jardim Dornellas de
Keywords: Uso de Medicamentos
Assistência Farmacêutica
Inquéritos Epidemiológicos
Issue Date: 2016
Publisher: Revista de Saúde Pública
Citation: MENGUE, S. S. et al. Promoção do uso racional de medicamentos (PNAUM) : métodos do inquérito domiciliar. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 50, p. 1-13, 2016.
Abstract in Portuguese: OBJETIVO: Descrever aspectos metodológicos do inquérito domiciliar da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM) quanto ao desenho e implementação da amostragem e da amostra efetivamente obtida, seus instrumentos e implementação do campo. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional com amostra probabilística em três estágios da população residente nos domicílios localizados na zona urbana do Brasil. O trabalho de campo foi desenvolvido entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. O instrumento de coleta de dados incluiu questões relativas a: informações do domicílio, dos moradores e dos entrevistados; doenças crônicas e medicamentos utilizados; uso de serviços de saúde; doenças e eventos agudos tratados com medicamentos; uso de contraceptivos; uso de serviços de farmácia; comportamentos que podem afetar o uso de medicamentos; bulas e embalagens; estilo de vida e planos de saúde. RESULTADOS: Foram realizadas 41.433 entrevistas em 20.404 domicílios e 576 conglomerados que correspondem a 586 setores censitários distribuídos nas cinco regiões do Brasil, segundo oito domínios definidos por grupos de idade e sexo. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos no inquérito podem ser utilizados como uma linha de base para futuros estudos que pretendam avaliar o impacto de ações governamentais nas áreas de acesso e de utilização de medicamentos. Para estudos locais que venham a usar um método compatível, a PNAUM pode servir como ponto de referência para avaliação de variações do espaço e da população. Com ampla avaliação dos aspectos relacionados aos medicamentos, a PNAUM é uma grande fonte de dados para as mais variadas análises, que podem ser conduzidas tanto no meio acadêmico como no âmbito governamental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24724
ISSN: 1518-8787 online
Appears in Collections:DFAR - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_ssmengue.pdf276,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.