Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2487
Título: A legitimação dos fatores filogenéticos da feminilidade em Freud: uma investigação epistemológica
Autor(es): MOREIRA, Nayanny Sampaio
Orientador(es): BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira
Palavras-chave: Feminilidade
Psicanálise
Epistemologia
Femininity
Psychoanalysis
Freud, Sigmund,1856-1939 - Crítica e interpretação
Feminilidade
Teoria do conhecimento
Epistemology
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MOREIRA, N. S. ; BARROCAS, R. L. L. (2011)
Resumo: Fazemos aqui uma investigação sobre o modo com que Freud legitimou epistemologicamente os fatores filogenéticos de sua teoria da feminilidade. Situamos com Kurt Lewin, a perspectiva epistemológica de nossa pesquisa. Com Colette Chiland trabalhamos a noção de “femeidade”, como termo que representa os fatores biológicos da feminilidade, ou seja, o que a de biológico no corpo da mulher e que todas tem que elaborar. O tema deste Projeto foi sugerido por nosso orientador o Prof. Ricardo L. L. Barrocas e faz parte de uma série de pesquisas que este vem realizando no Círculo de Pesquisas sobre Lógica e Epistemologia das Psicologias (CPLEP). Dentre as razões da escuta clínica que temos realizado, consideramos o tema pesquisado de grande valia: ele esclarece questões que nem sempre são levadas a sério sobre a feminilidade. Quando falamos sobre a sexualidade feminina compreendemos tanto a heterossexualidade quanto as variações desta função, isto é, a homossexualidade feminina por exemplo. Na primeira parte, discorremos sobre a feminilidade em Freud. Seguimos com uma apresentação da perspectiva epistemológica de nossa pesquisa inspirada no artigo O conflito entre os modos aristotélico e galiléico de pensamento na psicologia contemporânea de Kurt Lewin (1975). Na segunda parte, expomos a teoria da feminilidade em Freud. Na terceira parte, fazemos um pequeno levantamento sobre a teoria da feminilidade mediante outros psicanalistas, críticos de Freud ou não. Por fim na quarta parte analisamos os dados da pesquisa empreendida, estabelecemos algumas idéias a guisa de conclusão e mostramos as perspectivas que daí inferimos para outros trabalhos.
Descrição: MOREIRA Nayanny Sampaio. A legitimação dos fatores filogenéticos da feminilidade em Freud: uma investigação epistemológica. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2487
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_NSMoreira.PDF421,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.