Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24879
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação sexual: a vida pública e privada das prostitutas do centro da cidade de Fortaleza
Autor(es): Aranha, Francisca Karla Botão
Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Educação sexual;Prostitutas;A vida pública das prostitutas;A vida privada das prostitutas
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citação: Aranha, F. K. B.; Vasconcelos, J. G. (2012)
Resumo: A minha experiência como pesquisadora de um projeto de iniciação científica cujo objeto de estudo é as práticas educativas nos prostíbulos do centro de Fortaleza fizeram-me perceber uma realidade, até então, desconhecida, repleta de tabus e que proporcionou um mundo de conhecimentos novos, adquiridos ao longo dessa caminhada. O presente artigo é fruto de muitas visitas realizadas nos prostíbulos do centro da cidade de Fortaleza e de dados coletados e registrados em trabalho de conclusão de curso de Pedagogia.Os prostíbulos se constituem de um ambiente lúdico, dinâmico, no qual se encontra o exercício da educação sexual, feita de forma responsável. Ao adentrar nesse ambiente, GataGarota1,a luz se volta contra uma dançarina, vai começar um novo Streep. A música foi escolhida de maneira a possibilitar um maior dinamismo do corpo, o sabor dessa melodia embriaga os clientes. Mais um escolhe e paga por um Streep, onde se ressalta que 1 Esse local constitui de um tipo de prostíbulo, onde são praticadas danças sensuais sem a presença do sexo explícito, pois no mesmo ambiente possui quartos apropriados para essa prática. ao término da música essa dançarina profissional do sexo, vai se “esfregar” o corpo no homem, que pode ou não freqüentar esse ambiente por prazer, de forma descomprometida. Vestimentas também é indispensável para esse jogo de conquista e sedução. No canto esquerdo encontra-se um pequeno bar, e ao lado direito uma placa luminosa escrita “MOTEL”, e ao lado dois banheiros, um masculino, outro feminino.A luz se volta contra uma dançarina, vai começar um novo Streep. Dente das apresentações é notado em algumas meninas um semblante de não envolvimento na hora em que descem do palco para permitir que os clientes conheçam seu corpo. Porém no momento do Streep observa-se algo contrário. Nota- -se a vontade de provocar, de querer que todas as atenções se voltem para ela. É nesse momento que a mulher sente-se desejada, aumenta a sua auto-estima, seu poder. [...]
Descrição: ARANHA, Francisca Karla Botão; VASCONCELOS, José Gerardo. Educação sexual: a vida pública e privada das prostitutas do centro da cidade de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1856-1868.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24879
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_fkbaranhajgvsconcelos.pdf200,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.