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Título: Afetividade institucional e desempenho de equipe: um estudo de caso em um hospital público e de ensino
Título em inglês: Institutional affectivity and team performance: a case study in a public hospital and training
Autor(es): ARAUJO, Regina Lúcia Moura de
Orientador(es): TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Afetividade Institucional
Desenvolvimento de Grupo
Cultura Organizacional
Institutional Affectivity
Team Development
Organizational Culture
Afeto (Psicologia)
Cultura organizacional - Fortaleza (CE)
Desenvolvimento organizacional - Fortaleza (CE)
Grupos de trabalho - Fortaleza (CE)
Pessoal da área de saúde pública - Fortaleza (CE)
Desempenho
Hospital Universitário Walter Cantídio
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br/
Citação: ARAUJO, R. L. M. ; TUPINAMBÁ, A. C. R. (2009)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender a afetividade institucional em duas equipes de trabalho de um hospital público e de ensino do estado do Ceará. Um aspecto influente na decisão do desenvolvimento da pesquisa para a área hospitalar foi a relevância e a grandiosidade das ações praticadas por essas organizações, cuja cultura organizacional tem por natureza a assistência à saúde e a preocupação com a realização do exercício da docência. Outros fatores determinantes relacionam-se ao processo de gestão das referidas organizações, que, geralmente, é realizado em esferas superiores, e à infraestrutura, que se caracteriza pela precarização do trabalho ou falta permanente de recursos materiais e de pessoas, o que exige maior empenho dos trabalhadores, gerando sobrecarga de trabalho. Os principais referenciais teóricos foram os estudos sobre as teorias sobre afetividade, afetividade no trabalho, cultura organizacional e as teorias referentes às transformações no trabalho contemporâneo. A pesquisa sobre afetividade institucional utilizou a abordagem qualitativa e constou de estudos exploratórios em base bibliográfica como forma de elaboração e validação de um modelo de referência de afetividade institucional desenvolvido pela autora. Para a análise dos dados foi utilizou-se o referencial do modelo proposto. Os resultados indicam que a afetividade institucional relaciona-se a desempenho de equipe e cultura organizacional e está associada aos seguintes fatores: atitudes, confiança do líder e ação coletiva.
Abstract: The present search aims to understand the institutional affectivity in two work groups in the a public school hospital in Ceará state. An influent aspect on the decision of the development of the research for the hospital area was the relevance and the grandiosity of the actions done by those organizations, whose organizational culture has as nature the assistance to health and the concern about the practice of teaching. Other determining factors are related to the decisory process of the mentioned organizations which is generally carried out in superior spheres and also related to infrastructures which are characterized by precarization or permanent lack of material resource, inclusive lack of personnel, what demands workers’ bigger endeavor, and it may cause a work overloading. The main theoretical references were the studies on the theories about affectivity, affectivity at work, organizational culture and theories related to changes in contemporary work. In the research on institutional affectivity it was used the qualitative approach and had exploratory studies with bibliographical basis as a form of preparation and validity of a reference model of the Institutional Affectivity developed by the author. To the data analysis, establishing the relations between the two investigated groups, we used part of the referential of the suggested model. The results indicate that the Institutional Affectivity is related to team performance and organizational culture and is associated with the following factors: attitudes, confidence of the leader and collective action.
Descrição: ARAÚJO , Regina Lúcia Moura de . Afetividade institucional e desempenho de equipe: um estudo de caso em um hospital público e de ensino. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2490
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