Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25051
Tipo: TCC
Título : Avaliação da comunicabilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle - um estudo de caso
Autor : Freire, Luis Andre de Lima
Tutor: Lima, Alberto Sampaio
Palabras clave : Comunicação - Avaliação;Ambientes virtuais compartilhados - Aprendizagem;Interação homem-máquina
Fecha de publicación : 2016
Citación : FREIRE, Luis Andre de Lima. Avaliação da comunicabilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle - um estudo de caso. 2016. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O uso crescente de Ambientes de Aprendizagem Virtuais no âmbito acadêmico se torna essencial avaliar a qualidade de uso desses sistemas interativos por meio de avaliação de Interface Humano Computador. No Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará utiliza o Moodle como ferramenta de apoio ao aprendizado e á gestão de conhecimento dos alunos. A fim de melhorar a qualidade de uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle pelos alunos da Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá, foi realizada uma avaliação de Interface Humano Computador através do Método de Avaliação de Comunicabilidade na parte do sistema Moodle destinada ao acesso dos alunos matriculados em disciplinas do Campus Quixadá para identificar falhas de comunicação entre sistema-usuário, propondo possíveis mudanças. O Método de Avaliação de Comunicabilidade é proposto pela teoria da Engenharia Semiótica e envolve a participação de alunos na realização de tarefas durante a utilização do sistema. O sistema avaliado no presente trabalho tem suas qualidades, revelando que suas funcionalidades são modernas e seguem padrões de interface, porém identificou-se problemas relacionados à interação. Nos feedback do sistema, pois o excesso de informação as vezes deixa o usuário confuso. A falta de um objeto voltar ou fechar para sair da página de visualização de arquivos deixando a maioria dos usuários confusos em como voltar para o sistema. Outro problema identificado foi na avaliação online após finalizar a atividade visualizando a nota os alunos tinham que confirmar a realização da avaliação em um botão que não estava visível no topo da página.
Abstract: The increasing use of Virtual Learning Environments in the academic environment becomes essential to assess the quality of use of these interactive systems through evaluation Human Interface Computer. In Quixadá campus of the Federal University of Ceará uses Moodle as a support tool for learning and will the students knowledge management. In order to improve the quality of use of the virtual environment Moodle learning by students of the Federal University of Ceará Campus Quixadá was performed an evaluation of Human Computer Interface through the communicability evaluation method in the Moodle system intended for access of students enrolled in the Campus Quixadá disciplines to identify communication gaps between systemuser, proposing possible changes. The communicability evaluation method proposed by the theory of Semiotics Engineering and involves the participation of students in performing tasks while using the system. The system evaluated in this study has its qualities, revealing that its features are modern and follow interface standards, but it was identified interaction-related problems. The system feedback, because too much information sometimes gets confused user. The lack of an object back or close out the file preview page leaving most users confused on how to get back into the system. Another problem identified was the online assessment after finishing the activity by viewing the note students had to confirm the completion of the evaluation of a button that was not visible at the top of the page.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25051
Aparece en las colecciones: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_ladelfreire.pdf4,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.