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Tipo: TCC
Título: Conteúdo transmídia para o jovem: as estratégias de argumentação para o consumo de Malhação além da tv
Autor(es): Mendonça, Thais Brito
Orientador: Costa, Rafael Rodrigues da
Palavras-chave: Convergência midiática;Narrativa transmídia;Argumentação;Transmedia storytelling;Argumentation
Data do documento: 2013
Citação: Mendonça, T. B.; Costa, R. R. (2013)
Resumo: O consumo de produtos televisivos passou por mudanças nos últimos anos com a popularização do computador pessoal e o crescente acesso à web. Inserido em uma cultura da convergência midiática, como propõe Jenkins (2008), o comportamento do público mais participativo exige das empresas da indústria cultural e do entretenimento novos posicionamentos. A partir de exemplos de novas narrativas propostas pelas empresas de televisão e cinema, o presente trabalho analisa como a Rede Globo se utiliza de estratégias argumentativas para convencer o público adolescente de Malhação a expandir o consumo da soap opera. A análise tem como foco os recursos de narrativa transmídia dispostos pela emissora no site oficial do programa e no aplicativo de segunda tela, que consiste em oferecer uma experiência de imersão no universo ficcional ao usuário de aparelhos celulares, tablets e computadores enquanto os capítulos de Malhação estão no ar. Para analisar os elementos argumentativos de textos e imagens gerados pela Globo, utilizamos as teorias da nova retórica proposta por Perelman (2005) e a pesquisa de Maingueneau (2011) sobre a construção do ethos do orador no sentido de conferir uma identificação do público com o discurso apresentado pela emissora.
Abstract: Consuming television products has been a different experience over the last few years, given the popular status of personal computers and the increasing access to the web. In a context of media convergence, based on studies driven by Jenkins (2008), the new behavior of participative consumers requires new positionings from the cultural industry companies. Through recent examples of storytelling experienced by television and movies companies, the present work analises how Rede Globo uses argumentative strategies to convince a public formed by teenagers to expand the contact with the soap opera Malhação. The analysis focuses on transmedia storytelling resources in the official website designed for the TV show, as well as in the second screen app, that offers to the viewers a new experience of immersion on the fictional universe of the TV show through mobile phones, tablets and computers while the episodes of Malhação are on the air. To analise argumentative elements present in texts and images created by Globo, we chose to use the theories of new rethoric proposed by Perelman (2005) and the researches of Maingueneau (2011) about the construction of the orator's ethos, with the goal of provide an identification between the public and the discourse presented by the TV company.
Descrição: MENDONÇA, Thais Brito. Conteúdo transmídia para o jovem: as estratégias de argumentação para o consumo de Malhação além da tv. 2013. 69f. TCC (graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25088
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