Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25260
Title in Portuguese: Um estudo sobre contexto e motivação da utilização de redes sociais de relacionamento nas empresas de Quixadá-CE
Author: Leite, Janierson dos Anjos
Advisor(s): Lima, Alberto Sampaio
Keywords: Internet
redes sociais
empresas
clientes
Issue Date: 2012
Citation: LEITE, Janierson dos Anjos. Um estudo sobre contexto e motivação da utilização de redes sociais de relacionamento nas empresas de Quixadá - CE. 2012. 55 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2012 .
Abstract in Portuguese: As crescentes inovações no meio informatizado, principalmente nos últimos anos, tais como as redes sociais online, ou “social networks” tem se tornado presença constante no dia-a-dia da população, condição que tem despertado interesse das empresas, que a cada dia mais têm buscado se inserir nesse mercado com vistas a ganhar projeção frente aos clientes exercendo atividade de marketing com grande retorno e pouco investimento. De modo crescente, as empresas estão aprendendo a conviver com as redes sociais e descobrindo a melhor maneira de explorá-las. Entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, estão o Facebook e Orkut. Diante dessa realidade presente no mundo, o nosso estudo pretende apontar seu foco no uso das redes sociais (Facebook e Orkut) por empresas na cidade de Quixadá-CE, mostrando como elas poderão obter benefícios para o seu desempenho dentro do mercado. Objetivou-se, portanto, avaliar o contexto e a motivação para uso das redes sociais Facebook e Orkut por parte das empresas da cidade de Quixadá-CE. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa tipo “estudo de caso múltiplo” em que avaliamos 5 empresas presentes no mercado quixadaense, que utilizam as redes FacebookeOrkut, pertencentes a diferentes segmentos de comércio. Para isso fez-se uma análise da presença ativa dessas empresas online, como critério de escolha. Para a coleta dos dados aplicamos um questionário semiestruturado aos casos selecionados, tendo como fonte da entrevista os responsáveis pelas redes sociais de casa instituição. Obtivemos que a rede social preferida de 100% das empresas foi o Faceboook. Alguns pontos positivos foram atribuídos às redes sociais pelos casos avaliados, destacando-se a “possibilidade de grande exposição”, e “oportunidade de negocio”.Alguns obstáculos foram citados, destacando-se o ponto “Dificuldade em fazer com que as pessoas participem”. Já os resultados adquiridos com as redes sociais foram adivulgação da marca, seguido de aquisição de novos amigos pessoais, aumento de vendas e melhor relacionamento com o cliente. As ações desenvolvidas para se alcançar esses resultados foram citadas como o uso dessas ferramentas no marketing e divulgação de produtos e serviços, além do suporte ao cliente, fornecedores ou parceiros de negócio. De um modo geral, todas as empresas consideraram as redes sociais como ferramentas promissoras, sendo excelentes no mercado ao divulgar sua marca e manter contato ativo com os clientes de forma fácil, sem custos com retorno observado. Assim, considera-se que o estudo obteve resultados esperados, e condizentes com os encontrados em outros estudos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25260
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_jdosaleite.pdf936,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.