Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25337
Tipo: TCC
Título: Expressão da cultura organizacional em valores e práticas organizacionais: estudo de caso na Ambev
Autor(es): Moura, Isabel Dantas
Orientador: Pombo, Jacqueline Maciel
Palavras-chave: Cultura organizacional;Administração de empresas
Data do documento: 2016
Citação: MOURA, Isabel Dantas. Expressão da cultura organizacional em valores e práticas organizacionais: estudo de caso na Ambev. 2016. 88 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: A cultura organizacional de uma empresa é seu DNA e, no contexto globalizado atual, vem se tornando cada vez mais uma forte ferramenta para impulsionar a competitividade e criar diferenciais estratégicos nas organizações. Diante disto, a pesquisa tem como objetivo estudar e entender os principais aspectos que influenciam a cultura organizacional de uma empresa e verificar como ela se expressa na prática, por meio da medição da percepção de valores e práticas organizacionais na empresa objeto de estudo, a Ambev, na unidade Centro de Distribuição Direta em Fortaleza. A pesquisa conduzida adotou a abordagem quantitativa, quanto aos fins caracteriza-se como descritiva e quanto aos meios, caracteriza-se como bibliográfica e de campo com estudo de caso. Na pesquisa realizada na unidade foi aplicado o instrumento IBACO – Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, e conduzido um estudo de todo o histórico da empresa com foco na evolução de sua cultura organizacional. Os resultados observados permitiram concluir que dentre os valores e práticas estudados, os traços mais fortes são os de práticas de integração externa e valores de profissionalismo cooperativo. Constatou-se também que os traços mais percebidos da cultura vão diretamente de encontro aos valores expressos na cultura organizacional da empresa, com foco na forte cultura de resultado.
Abstract: A company‟s organizational culture is its DNA and, in this current globalized context, it has risen to become a strong tool to boost competitiveness and to create strategic differentials. Given this, the research aims to study and understand the main aspects that influence a company‟s organizational culture and to verify how it expresses itself in fact, by measuring the perception of organizational values and practices in the object of this study, Ambev, at its subsidiary, the Fortaleza Direct Distribution Center. The research used a quantitative approach, concerning its purpose the methodology is descriptive and concerning its means it‟s bibliographic and a field research with case study. It was used the instrument IBACO – Brazilian Instrument for Assessing Organizational Culture and also conducted a study through all of the company‟s history, focusing on the evolution of its organizational culture. The results showed that amongst the values and practices in the study, the strongest traces perceived are the external integration practices and the professional cooperative values. It was also noted that the traces perceived the most are strongly related to the ones on the company‟s expressed values, both of them with a large focus towards a culture of result achievement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25337
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_idmoura.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.