Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2554
Título: O potencial do agronegócio para alavancar a economia brasileira
Autor(es): Menezes, Antônio Hélio de
Pinheiro, José César Vieira
Palavras-chave: Agronegócios
Alavancar
Economia
Data do documento: 2005
Editor: Revista de Política Agrícola
Citação: MENEZES, A .H. ; PINHEIRO, J. C. V. (2005)
Resumo: Este trabalho tem como abordagem central o uso dos saldos da balança comercial do agronegócio, como forma de alavancar a economia brasileira por meio da transferência de recursos para aquisição, pelo mercado interno, de bens e serviços produzidos no País e para a importação dos bens de capital necessários à expansão da base produtiva. Empregam-se índices gerais de preços, índices de preços de bens de capital importados e índices de taxa de câmbio real, para estimar a distribuição e dinamizar a economia das divisas geradas, segundo três cenários alternativos, em termos de emprego de parte dos saldos para financiar déficits do balanço de pagamentos. Em síntese, conclui-se que nos últimos dez anos, o agronegócio gerou expressivos saldos da balança comercial, no entanto mal aproveitados, para impulsionar o crescimento econômico, uma vez que foram usados, em sua maior parte, para cobrir déficits do balanço de pagamentos. Para cenários alternativos, à medida que as necessidades de cobertura caiam pela metade, ou as divisas não sejam utilizadas para esse fim, estima-se ser possível disponibilizar importantes somas de recursos para acelerar o crescimento econômico.
Descrição: MENEZES, Antônio Hélio de; PINHEIRO, José César Vieira. O potencial do agronegócio para alavancar a economia brasileira. Revista de Política Agrícola, Brasília, v. 3, n. 3, p. 56-65, 2005
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2554
ISSN: 1413-4969
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_ahmenezes.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.