Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2588
Título: Estudo de bio disponibilidade comparativa entre duas formulações contendo levotiroxina sódica em voluntários sádios
Título em inglês: Study of comparative bioavailability among two formulations containing sodic levothyroxine in healthy volunteers
Autor(es): Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Orientador(es): Moraes , Maria Elisabete Amaral de
Palavras-chave: Tiroxina
Disponibilidade Biológica
Triiodotironina
Data do documento: 2005
Citação: CAVALCANTI, P. P. (2005)
Resumo: O tratamento de escolha para o hipotireoidismo é a levotiroxina sódica. Estudos de biodisponibilidade com medicamentos com características hormonais têm grande importância na garantia do controle da qualidade dos fármacos disponíveis à população. Logo, o objetivo deste estudo foi: Determinar a biodisponibilidade de duas formulações de 150 μg de levotiroxina sódica em indivíduos sadios; após única administração de 600 μg, por via oral e compará-las .A pesquisa consistiu de um estudo aberto, randomizado, cruzado, com dois tratamentos, dois períodos (duas seqüências), nos quais os 24 voluntários, saudáveis e de ambos os sexos, receberam, em cada período distinto, a formulação teste do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. ou a formulação referência da Sanofi-Synthelabo Ltda. (Puran ®T4). Foi utilizado o imunoensaio de eletroquimioluminescência para dosar as concentrações dos hormônios T3 (liotironina) e T4 (levotiroxina) nas amostras de soro dos voluntários e posterior determinação dos parãmetros farmacocinéticos. Os resultados da análise de variância (ANOVA) da Levotiroxina demonstraram um significante efeito de período com diminuição dos níveis séricos do T4, no segundo internamento, independente da aleatorização (p<0,05). As razões das médias geométricas do Cmax e ASC0-48h das formulações teste e referência foram 92,97% e 97,87%, respectivamente. Os intervalos de confiança de 90% foram de 88,70– 97,44% e 93,10 - 102,88%, respectivamente. As formulações de comprimidos de 150microg de levotiroxina sódica estudadas apresentaram biodisponibilidades semelhantes, quando administradas em dose única de 600microg, por via oral a voluntários sadios; sendo então consideradas bioequivalentes.
Descrição: CAVALCANTI, Pacífica Pinheiro. Estudo de biodisponibilidade comparativa entre duas formulações contendo levotiroxina sódica em voluntários sádios. 2005. 189 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2588
Aparece nas coleções:DFIFA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_ppcavalcanti.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.