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Tipo: TCC
Título: Análise de aspectos característicos do comportamento de consumo das noivas
Autor(es): Menezes, Andressa Arruda
Orientador: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Casamento;Promoção de eventos especiais
Data do documento: 2015
Citação: MENEZES, Andressa Arruda. Análise de aspectos característicos do comportamento de consumo das noivas. 2015. 101 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O mercado de eventos, no Brasil, tornou-se bastante atrativo para as empresas especializadas na realização destas, unindo o desejo das noivas à capacidade de execução dos profissionais desta forma o presente estudo tem como objetivo mapear o comportamento de consumo realizado pelas mulheres em um contexto de casamento, a fim de identificar o consumo idealizado, a forma como ocorre o processo decisório, os riscos percebidos por elas e o que as influencia. Desse modo, foram abordadas as teorias referentes ao comportamento do consumidor, desde o seu conceito e caracterização por diversos pontos de vista, as necessidades e motivações do consumidor, as influências sofridas e a descrição do processo de tomada de decisão, desta forma o levantamento teórico foi o que resultou em um modelo conceitual da pesquisa. O método qualitativo foi a base do desenvolvimento deste estudo. Em termos de procedimentos metodológicos fez-se o uso de entrevista em profundidade, um esquema prédeterminado de questões de forma que a ordem de suas formulações fosse utilizada conforme a resposta dos entrevistados. Assim, foram entrevistadas 10 mulheres, entre recém-casadas e noivas. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas. Os resultados indicam que, de fato, as mulheres exercem um papel distinto em se tratando do consumo voltado para o casamento, bem como existe um consumo idealizado, muitas vezes projetado desde a infância ou da adolescência. Existe ainda, um processo complexo de tomada de decisão, muito influenciado pelos riscos percebidos, em se tratando de um consumo que exige alto investimento, e pelas influências culturais, sociais e pessoais.
Abstract: This study aims to map the consumption behavior performed by women in a marriage context, in order to identify an idealized consumption, the way is the decision-making process, the perceived risks and what influence them. Thus, the theories were discussed relating the consumer behavior, since the concept and characterization by differents views, needs and consumer motivations, influences and the description of the decision-making process, so the theoretical survey resulted in a conceptual research model. The qualitative method was the basis for the development of this study. In terms of methodological procedures it was made up interviews use, a predetermined scheme of questions which the order of their formulations were used as the response of the interviewed. Therefore, 10 women were interviewed between newlyweds and brides. Subsequently, the interviews were transcribed. The results indicate that, in fact, women play a distinct role in the case of facing the wedding consumption and there is an idealized consumption often designed from childhood or adolescence. There is also a complex process of decision-making, influenced by the perceived risks, in the case of a consumer who requires high investment, and the cultural, social and personal influences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26007
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