Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26065
Tipo: Artigo de Evento
Título: A história natural dos sertões do Ceará de Antônio Bezerra em notas de viagem (1889)
Autor(es): Moreira, Paulo Italo
Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Relatos de viagem;História natural dos sertões;Universo cultural;Cientista naturalista
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: III Seminário Internacional História e Historiografia; X Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC
Citação: MOREIRA, Paulo Italo; OLIVEIRA, Almir Leal de. A história natural dos sertões do Ceará de Antônio Bezerra em notas de viagem (1889). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3, 2012, Fortaleza; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – UFC, 10, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/UFPE/UFPA/UFMT, 2012.
Resumo: Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quixeramobim em 21 de fevereiro de 1841. Filho de político renomado no Ceará, poderia ter enveredado pela carreira político-administrativa; mas não o fez. Na capital, Bezerra finalizou seus estudos primários no Liceu do Ceará, e, posteriormente, seguiu para São Paulo na tentativa de concluir seus estudos em direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Retornando à Fortaleza, Bezerra se mostra insatisfeito com a vida intelectual da capital, pois percebe que os estudos aqui são defasados, pobres de argumentação e de vivacidade, em comparação com São Paulo e Rio de Janeiro. Desta forma, Bezerra propõe uma mudança de perspectiva, na medida em que passa a buscar incessantemente trabalhar para o desenvolvimento intelectual da capital cearense. Como João Brígido diz, Bezerra “... tem como um fogão no crânio, no qual está, dia e noite, ardendo a novidade...”.
Descrição: MOREIRA, Paulo Italo; OLIVEIRA, Almir Leal de. A história natural dos sertões do Ceará de Antônio Bezerra em notas de viagem (1889). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3, 2012, Fortaleza; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – UFC, 10, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/UFPE/UFPA/UFMT, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26065
ISBN: 978-85-4200-096-2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_pimoreiraaloliveira.pdf592,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.