Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26149
Tipo: TCC
Título: No ar, a sintonia da terra: jornalismo e educação não-formal na criação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz
Autor(es): Medeiros, Débora Maria Moura
Orientador: Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: História;Identidade institucional;Educação não-formal;Radiojornalismo;Rádio Universitária
Data do documento: 2009
Citação: Medeiros, D. M. M.; Nunes, M. V. (2009)
Resumo: A Rádio Universitária FM 107,9 MHz possui caráter educativo e está vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), operando a partir da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa da qual resulta esta monografia abrange a primeira gestão da direção executiva da emissora, desde 1981, o ano de sua inauguração, até 1983, quando os professores Clóvis Catunda, Marcondes Rosa e Rodger Rogério deixaram seus cargos diretivos. O levantamento de dados foi realizado através do método de história oral, ou seja, entrevistas com reitor e diretores à época, além de funcionários, colaboradores e bolsistas que participaram da rotina da instituição durante aqueles anos. A partir desses testemunhos, conciliando perspectivas diversas, foi composto um retrato do desenvolvimento inicial da identidade institucional da emissora, conceito construído a partir das reflexões de autores como Anthony Giddens, Sílvia Penteado, Zygmunt Bauman e Stuart Hall. Ao delinear a formação da identidade institucional, foi possível compreender a maneira como as mudanças no cenário político nacional têm afetado a rotina da Rádio Universitária e as contribuições que os projetos pessoais de todos aqueles que lá trabalham ou trabalharam estão entrelaçados ao projeto original. As próximas páginas contêm um relato das articulações anteriores à criação da Rádio Universitária e de seu funcionamento entre 1981 e 1983, detalhando o processo que resultou na programação musical e jornalística de então. O trabalho também contribuiu para a compreensão das peculiaridades de uma rádio pública e educativa, no que diz respeito à formação de quadros profissionais e à relação desse tipo de emissora com o poder.
Descrição: MEDEIROS, Débora Maria Moura. No ar, a sintonia da terra: jornalismo e educação não-formal na criação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz. 2009. 68f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26149
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_dmmmedeiros.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.