Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26215
Tipo: TCC
Título: Sapatos na rua: um estudo semiótico do encontro
Autor(es): Mota, Artur Dória
Orientador: Reinaldo, Gabriela Frota
Palavras-chave: Pares Conectos;Arte;Cidade;Encontro
Data do documento: 2011
Citação: Mota, A. D.; Reinaldo, G. F. (2011)
Resumo: A presente pesquisa volta-se para um estudo entre arte, cidade e objetos a partir de uma relação de encontro entre estes. Pensando-os a partir de uma realidade fragmentada, perdida e ignorada pelo mundo contemporâneo em constante transformação, tenho como proposta transportá-los para um universo de exploração arqueológica onde pretendo escavar possibilidades e traduzir paisagens urbanas a partir de camadas e materiais cotidianos. Quero me debruçar sobre os mecanismos de intermédio pelo qual o homem tem a oportunidade de se aproximar e experimentar o mundo em sua dimensão sensória, e para isso, vou me ater a um objeto específico de presença cotidiana, recortado-o a partir de um enquadramento ambíguo, singular e estranho a sua própria condição como objeto. Calçados jogados nas ruas: o que significam e de que forma significam? Essas perguntas me levaram a uma inquietação referente à maneira como a cidade abriga e expõe os seus elementos. Imaginei estes calçados abandonados como metáforas de encontros intersubjetivos. Este trabalho trata de uma visão, um processo de moldar, tratar e pensar o cotidiano como matéria-prima para a criação de afetos e estruturas de reconhecimento e identificação. Dessa forma, irei abordar uma obra artística de instalação e intervenção urbana proposta por mim que se utiliza de calçados abandonados para criar um ambiente, um espaço de consciência em relação a narrativas e acontecimentos que se desenrolam no dia a dia, mas que não percebemos ou temos tendência a ignorar. A obra “Pares Conectos” tem por objetivo chamar a atenção para um universo de objetos e materiais em ponto de degradação e descarte em meio a malha urbana da cidade. Mas mais do que isso quero chamar a atenção para um mundo de perspectivas encharcadas de resíduos e dejetos que ajudam a ampliar e expandir toda uma superfície de fissuras e fendas em nossas relações e encontros diários.
Descrição: MOTA, Artur Dória. Sapatos na rua: um estudo semiótico do encontro. 2011. 74f. TCC (graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26215
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_admota.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.