Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26244
Tipo: TCC
Título: O discurso feminista no blog Escreva Lola Escreva: a construção das relações interdiscursivas e do ethos
Autor(es): Silva, Larissa Sousa
Orientador: Lima, Raimundo Nonato de
Palavras-chave: Blog;Discurso;Feminista;Interdiscursividade
Data do documento: 2013
Citação: Silva, L. S.; Lima, R. N. (2013)
Resumo: O presente trabalho faz um estudo do discurso produzido por Lola Aronovich, dona do maior blog feminista do Brasil, o Escreva Lola Escreva, ao longo de seis anos. Bem mais do que o estudo das estruturas linguísticas, a Análise do Discurso vem propor as relações entre o sujeito, a história, a ideologia e o inconsciente no estudo da língua. Uma análise que também leva em conta o contexto situacional na significação e não só o que está explicitamente mostrado no texto. Dentro da proposta de entender o discurso feminista, a pesquisa mostra como um blog que nasceu com o intuito de ser um diário virtual se transformou em um ambiente de discussão e organização de pessoas, em especial as mulheres, na luta por uma causa e também um local de compartilhamento de experiências. Mostra-se com quais recursos o discurso da autora do blog é fortalecido ou modificado ao longo da existência da página virtual por meio do cruzamento de discursos (interdiscursividade), textos (intertextualidade), e vozes (polifonia), com destaque para a ironia. Propõe-se ainda o entendimento da construção do ethos da autora nos textos.
Abstract: The present research studies the discourse produced by Lola Aronovich, owner of the biggest feminist blog in Brazil, “Escreva Lola Escreva”, for six years. More than a study of the linguistic structures, the Discourse Analysis comes up with relations between subjects, history, ideologies and the unconscious in language study. The analysis takes into account the situational context on the signification and not only what is explicitly shown in the text. Within the proposal of understanding the feminist discourse, the research shows how a blog created as a virtual diary became a space for discussion and organization of people, especially women, in a fight for a cause and also a place to share experiences. The research shows the means used by Lola to strengthen or modify her discourse along the existence of the blog by the cross of discourses, texts and voices, highlighting the irony. It is also proposed the understanding of the construction of the authoress' ethos.
Descrição: SILVA, Larissa Sousa. O discurso feminista no blog Escreva Lola Escreva: a construção das relações interdiscursivas e do ethos. 2013. 86f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26244
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_lssilva.pdf879,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.