Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
Autor(es): Vieira, Patrícia Araújo
Palavras-chave: Pesquisa-ação;Professor-pesquisador;surdez
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Citação: Vieira, P. A. (2008)
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda.
Descrição: VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Aparece nas coleções:DELLES - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_pavieira.pdf393,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.