Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26761
Tipo: Resumo
Título: Realização de testes semanais na disciplina de mecânica e máquinas agrícolas
Autor(es): Mendonça, Clice de Araújo
Reis, Maria Albertina Monteiro
Freire, Jales Feitosa
Nascimento, Elivânia Maria Sousa
Chioderoli, Carlos Alessandro
Palavras-chave: Docência;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: MENDONÇA, Clice de Araújo et al. Realização de testes semanais na disciplina de mecânica e máquinas agrícolas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Resumo: A disciplina AD0186 Mecânica e Máquinas Agrícolas é obrigatória na grade curricular do curso de Zootecnia, proporcionando base de conhecimentos técnicos sobre motores e tratores agrícolas, bem como sobre todas as máquinas e implementos utilizados no setor agropecuário, além de abordar muitos outros assuntos da área que são de fundamental importância para a formação de futuros profissionais. No entanto, ao longo de vários semestres tem-se observado grande índice de reprovação por nota, bem como ausência dos alunos ou faltas por não chegarem no horário de início das aulas, perdendo assim, grande parte do conteúdo ministrado. Pensando em algo para diminuir esse problema foi implantado o sistema de testes rápidos semanais no início de cada aula prática, sendo a média das notas dos testes (descartada as quatro menores notas) no final do semestre correspondente a 20% da média final do aluno. Essa metodologia incentiva o aluno a chegar cedo na aula e manter o assunto da disciplina em dias, o que contribui para melhor desempenho nas avaliações parciais e maior aprendizado do conteúdo. Objetivou-se com o presente trabalho analisar e comparar o índice de aprovação dos alunos dos cursos de Zootecnia antes e após a implantação do método de avaliação com testes rápidos, aplicados semanalmente. Com base nos dados obtidos no SIGAA, fornecidos pelo Professor, foram feitas comparações entre a proporção de alunos aprovados ou reprovados nos semestres 2014.1; 2014.2, semestres nos quais não eram aplicados os testes semanais, com os alunos matriculados no semestre 2016.1, no qual foram realizados testes semanalmente. Foi utilizado teste de diferença de proporções com base na tabela Z. Adotando-se o nível de 5% de significância, constatou-se que as proporções são diferentes, sendo o maior índice de alunos aprovados observado no semestre 2016.1. Com isso pode-se afirmar que a aplicação de testes rápidos semanais influencia de forma positiva no processo de ensino/aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26761
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_camendonça.pdf50,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.