Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26868
Título: Impactos De Chuva No Bairro Potira 2 - Caucaia
Autor(es): Santos Filho, Antonio Cleano Ferreira dos
Alves, Juliana Rodrigues
Magalhães, Ramon Jaime
Ferreira, Yrving Brandão
Zanella, Maria Elisa
Palavras-chave: Climatologia
Evento Extremo Pluviométricos
Impactos de Chuva
Data do documento: 2016
Citação: FILHO, A.C.F.S.; ALVES, J.R.; MAGALHÃES, R.J.; FERREIRA, Y.B.; ZANELLA, M.E. (2016)
Resumo: Os eventos de chuvas extremos e os respectivos impactos gerados nas grandes cidades e suas regiões metropolitanas tem despertado interesse em diversas áreas do conhecimento, dentre as quais destaca-se a Climatologia Geográfica. Dessa forma, o presente estudo analisou o evento de chuva extremo ocorrido no dia 13 de abril de 2015, bem como os impactos associados a ele no bairro do Potira II do município de Caucaia, localizado na RMF. O evento de chuva foi pesquisado a partir dos dados meteorológicos do PCD (Posto de Coleta de Dados) em Caucaia, cujos totais diários de precipitação encontram-se disponibilizados online no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Os impactos foram investigados a partir de matéria jornalística no jornal Diário do Nordeste, identificando os locais e ruas mais problemáticos dentro do bairro que sofreram danos. Também se fez registros fotográficos dos pontos indicados pelo jornal como mais críticos, e das condições precárias de infraestrutura e de ocupações desordenadas próximas às margens da BR-222, nas proximidades do Rio Ceará. No dia do evento choveu 270,0 mm em 24 horas, conforme os dados do posto Tucunduba- Caucaia. De acordo com a matéria do jornal, os principais prejuízos foram os alagamentos, acarretando em vários danos ao bairro, tais como: acúmulo de água nas ruas, acúmulo de lixo e de lama, buracos nas vias e trânsito interditado. Percebe- se que os problemas encontrados têm forte conexão com a precariedade da infraestrutura do bairro somado as suas condições socioambientais- geomorfologia, pedologia, hidrografia, social e urbanístico; unindo diversos aspectos do estudo da Geografia, sobretudo da climatologia geográfica.
Descrição: FILHO, Antonio Cleano Ferreira dos Santos et al. Impactos De Chuva No Bairro Potira 2 - Caucaia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26868
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acevaristo.pdf50,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.