Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26880
Tipo: Resumo
Título: Camerata de cordas da UFC
Autor(es): Cruz, Alana Shelda Gomes da Silva
Ying, Liu Man
Palavras-chave: Camerata;Coletivo;Instrumental
Data do documento: 2016
Citação: CRUZ, Alana Shelda Gomes da Silva; YING, Liu Man. Camerata de cordas da ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo expor a Camerata de Cordas da UFC, tendo em vista o contexto de sua criação e sua atuação na Universidade Federal do Ceará. A Camerata foi criada com o intuito de ser um grupo de formação e iniciação a prática instrumental coletiva. Se destina a todos os estudantes de música e pessoas da comunidade da cidade de Fortaleza, que tenham prévio conhecimento musical dos instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Para isso, são desenvolvidos ensaios que envolvem a leitura de peças para grupos de câmera, desde composições brasileiras a europeias. Os ensaios são seguidos de apresentações que podem acontecer em diversos pontos artísticos e culturais de Fortaleza. Visto que não havia nenhum grupo de prática de cordas para jovens que estavam iniciando na prática instrumental coletiva, surgiu a necessidade de um grupo que iniciasse jovens músicos a terem esta experiência, no qual serve como um meio de formação de músicos e um catalisador para entrada em Orquestras. Assim, com a Camerata jovens instrumentistas terão essa experiência musical coletiva e de performances artísticas. A formação do grupo é importante porque utiliza a música como ferramenta para incluir o indivíduo em um contexto que abrange trabalho de equipe, criatividade e desenvolvimento da cultura pessoal. O grupo dará aos jovens a possibilidade de intercâmbios, de atuação em grupo e do contato com o repertório para música erudita e popular. Além disso, a formação da Camerata é importante pois promove concertos públicos em pontos e eventos culturais de fortaleza e ainda estimula a formação de jovens músicos. É notável o desenvolvimento do grupo, tanto na evolução do instrumento como no sentido coletivo, visto que já mostram desenvoltura musical, trabalho em equipe e apropriação musical. Assim, espera-se com o projeto que o grupo evolua seu nível instrumental, bem como também suas habilidades sociais e cooperativas como grupo de câmera.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26880
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asgscruz.pdf47,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.