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Título: Primórdios da rede urbana cearense
Autor(es): Jucá Neto, Clóvis Ramiro
Palavras-chave: Urbanização
Ceará
Economia
Ceará
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal do Ceará
Citação: JUCÁ NETO, C.R. (2009)
Resumo: O texto analisa os primórdios da formação da rede urbana cearense durante o século XVIII, destacando o papel do Estado Português e dos agentes locais envolvidos com a pecuária; que por sua vez deu sentido econômico à ocupação do território. Expulsas do litoral açucareiro nordestino, pela necessidade cada vez maior de terra para o plantio da cana de açúcar, o gado alcançou a Capitania cearense no final do século XVII através das estradas das boiadas. Em pontos estratégicos das estradas trilhas pelos vaqueiros, os portugueses fundaram as vilas do Ceará. Na escala regional, no início do século XIX, a Capitania estava totalmente interligada. Estes caminhos também levavam à Bahia, ao extremo oeste do território brasileiro e ao litoral nordestino brasileiro. A despeito, porém, de o território encontrar-se inteiramente interligado, o abastecimento da Capitania por uma produção interna de comestíveis era bastante rudimentar em decorrência da pequena produtividade e das grandes distancias entre as vilas.
Abstract: The text analyses the origin of the urban system formation in Ceará during the XVIII century, emphasizing the role of the Portuguese State and of its local agents involved with cattle raising, which gave an economic meaning to the territory occupation. Sent off from the sugar litoral of the Brazilian Northeast, due to the increasing necessity of soil in order to plant sugar cane, the cattle reached the captaincy of Ceará at the end of the XVII Century through the cattle roads. In strategic points of these roads, the Portuguese founded the villages of Ceará. In the regional scale, in the beginning of the XIX Century, the captaincy was completely interconnected. These roads also led to Bahia, located in the extreme west of Brazil, in the Northeastern coastline. However, although the territory was completely interconnected, the supply of the captaincy by an internal production of food was very rudimental because of the small productivity and of the huge distance between the villages.
Descrição: JUCÁ NETO, C.R. Primórdios da rede urbana cearense. Mercator - Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, ano 08, número 16, p.77-102, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2691
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