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Tipo: TCC
Título: Endomarketing e o profissional bibliotecário: um estudo de caso na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Santos, Clara Núbia Vieira dos
Orientador: Andrade, Ivone Bastos Bonfim
Palavras-chave: Marketing;Endomarketing;Unidades de informação;Bibliotecas universitária;Comunicação interna;Gestão de unidades de informação;Bibliotecário
Data do documento: 2010
Citação: SANTOS, Clara Núbia Vieira dos. Endomarketing e o profissional bibliotecário: um estudo de caso na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. 2010. 62f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: Apresenta um estudo realizado na Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde se buscou identificar o nível de utilização das técnicas de Marketing e suas ferramentas, neste caso, o Endomarketing em sua gestão. Tem como objetivo geral investigar a aplicação do Endomarketing como ferramenta estratégica em gestão de unidades de informação na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivos específicos: investigar se os bibliotecários da Biblioteca de Ciências Humanas utilizam as ações de Endomarketing na gestão da Biblioteca; identificar as ações empreendidas pelos bibliotecários da BCH para trabalhar a comunicação interna e verificar se o bibliotecário-gestor vê o Endomarketing como uma ferramenta de gestão. O tipo de pesquisa desenvolvida é de cunho exploratório, que visa desenvolver e esclarecer conceitos e idéias, tendo em vista a formação de problemas específicos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores, constituindo-se de um levantamento bibliográfico, documental e estudo de caso. O método de investigação utilizado foi o observacional, pois, propicia a apreensão de um amplo conhecimento sobre o assunto. A técnica de coleta de dados aplicada foi à utilização de questionário, este, composto de questões abertas e fechadas tornando a pesquisa de análise quanti-qualitativa. Com isso, trabalha as bases teóricas e fundamentos do Marketing, enfatizando os conceitos e processo histórico, como também, a sua aplicação nas organizações com e sem fins lucrativos, neste caso as bibliotecas, como forma de melhorar e dinamizar o fluxo da informação. Conceitua o endomarketing e dispõem sobre seus fundamentos e suas aplicações na gestão de unidades de informação, expondo também, a comunicação interna, sendo que, através dela, abordamos a importância da informação e da comunicação na gestão organizacional. Define o que é profissão e conceitua o profissional bibliotecário, evidenciando o seu papel e importância na gestão de unidades de informação, relatando, também, a importância da utilização da ferramenta do endomarketing em seu planejamento estratégico. Expõe algumas ponderações acerca da Biblioteca de Ciências Humanas na comunidade acadêmica, evidenciando o ambiente onde foi desenvolvido o estudo, trazendo informações a respeito do perfil da biblioteca e de como é utilizado o endomarketing e a comunicação na instituição. Por fim, aponta o papel desempenhado pelo endomarketing na biblioteca de Ciências Humanas.
Abstract: Presents a study in Library Sciences (BCH), Federal University of Ceará (UFC) which aimed to identify the level of use of marketing techniques and tools, in this case the Endomarketing in its management. Aims at investigating the implementation of Internal Marketing as a strategic tool in management of information units in the university library at the Federal University of Ceará. Its specific objectives are: to examine whether the librarians of the Library of Humanities Endomarketing use the actions of the management of the Library, identify the actions taken by librarians to work BCH internal communication and see if the manager sees the librarian as a tool Endomarketing management. The type of research is exploratory, since May to develop and clarify concepts and ideas, seen in a tendon Formation of specific problems or hypotheses searchable paragraph future studies, being hum of bibliographical, documentary and case study. The method of research used was observational, therefore, provides a broad understanding of hum Knowledge on the subject. Technique Applied Data Collection was the use of a questionnaire, this one composed of open and closed questions by making a survey of quantitative and qualitative analysis. Grounds With that, he works as theoretical and Marketing, OS Concepts and emphasizing the historical process, as well as its application in profit organizations with and without fins, in this case as libraries, In order to improve and streamline the flow of information. About endomarketing have conceptualized and ITS YOUR Fundamentals and Applications in Information Management Unit, also exposing an internal communication, and, through it, we addressed a Importance of Information and Communication in organizational management. Defines what the profession conceptualizes and professional librarian, highlighting its role and importance in the management of information units, reporting also the importance of using the tool of internal marketing in its strategic planning. Sets out some considerations about the Library of Humanities in the academic community, showing the environment where the study was developed, providing information about the profile of the library and how it is used for internal marketing and communication at the institution. Finally, it indicates the role of internal marketing in the library of the humanities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26931
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