Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27036
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O vôo da beleza: experiência transgênero e processo migratório
Autor(es): Vale, Alexandre Fleming Câmara
Palavras-chave: Corpo;Gênero;Sexualidade;Transfobia;Migração
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista OPSIS
Citação: Vale, A. F. C. (2007)
Resumo: Este artigo tem por objeto as narrativas contadas por travestis e transgêneros brasileiros dos caminhos que os conduziram a tornar-se o que são e dos motivos que os levam a migrar. Partindo-se de uma pesquisa de campo realizada em Fortaleza e Paris, discutimos alguns elementos significativos nessa experiência: a injúria e a violência, o “processo de feminilização” e alguns efeitos de liberdade e de miséria dos processos migratórios
Résumé: Cette article a pour objet des récits que font des travestis et transgenres brésiliens du cheminement qui les a conduits à devenir ce qu’ils sont et les motifs que les ont incités à migrer. Il s’agit de découvrir, á partir d’une recherche de terrain realiser à Fortaleza et à Paris, quelques-uns des elements susceptibles de dessiner un portrait significatif de l’expérience travesti et transgenre: l’insulte, la violence, la feminilization et les libertés et les souffrances des processus migratoires.
Descrição: VALE, Alexandre Fleming Câmara. O vôo da beleza: experiência transgênero e processo migratório. Revista OPSIS, Goiás, v. 7, n. 8, p. 54-68, jan./jun. 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27036
ISSN: 2177-5648
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_afcvale.pdf57,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.