Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27078
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Controle social e mediação de conflitos: as delegacias da mulher e e violência doméstica
Autor(es): Nobre, Maria Teresa
Barreira, César
Palavras-chave: Delegacias da Mulher;Violência doméstica;Mediação de conflitos
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Sociologias
Citação: Nobre, M. T.; Barreira, C. (2008)
Resumo: O artigo discute modos de funcionamento institucional das Delegacias da Mulher e dos Juizados Especiais Criminais no atendimento aos casos de violência doméstica, antes da Lei Maria da Penha, tomando como contraponto a apresentação de uma experiência desenvolvida em uma DEAM do Estado de Sergipe, na qual se implantou, por dois anos, em caráter experimental, um Núcleo de Mediação de Conflitos. O trabalho discute a função social da Polícia e da Justiça, para além da repressão à criminalidade, problematizando, por um lado, os limites das ações penais e, por outro, a aplicação do instrumento jurídico de mediação de conflitos em espaços policiais, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Por fim, faz algumas considerações sobre a nova legislação brasileira para o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica.
Descrição: NOBRE, Maria Teresa; BARREIRA, César. Controle social e mediação de conflitos: as delegacias da mulher e e violência doméstica. Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n. 20, p. 138-163, jul./dez. 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27078
ISSN: 1807-0337
1517-4522
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_mtnobre.pdf66,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.