Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2709
Título: A influência do Centro de Distribuição no Desempenho Logístico de Empresas Varejistas de Supermercados no Município de Fortaleza:um estudo de multicasos
Autor(es): Sousa, Esdras de Carvalho
Orientador(es): Nunes, Fernandes Ribeiro de Melo
Palavras-chave: Logística
Varejo
Operações
supermercados
Centro de Distribuição
Indicadores logísticos
Data do documento: 2010
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de um estudo de multicasos realizado em quatro lojas de supermercados de origem e localização em Fortaleza, Ceará, visando análise dos impactos da utilização de Centros de Distribuição nos resultados operacionais e de nível de serviço das empresas. Os dados foram levantados tendo por base características estruturais das lojas, dos Centros de Distribuição e de indicadores logísticos levando em consideração a posição negocial com os fornecedores, a eficiência operacional e financeira e os serviços prestados aos clientes. Na pesquisa, foram entrevistados os gerentes de lojas e, nos Centros de Distribuição, os gerentes de logística e, em um CD específico, o gerente de controladoria. Para compreensão do cenário de varejo e sua importância econômica, com ênfase nas operações dos supermercados, foi feita uma análise bibliográfica sobre o tema e um levantamento de dados de institutos de estatística e de pesquisa econômica. As observações feitas sobre os casos estudados basearam-se em pesquisa sobre logística e as características, classificações e benefícios do uso de Centros de Distribuição em operações de varejo. No estudo, foi possível vislumbrar que os benefícios logísticos da utilização de Centros de Distribuição em supermercados, apresentados no levantamento bibliográfico são, em sua grande maioria, percebidos nas empresas estudadas; entretanto, uma maior profissionalização da gestão com a implementação de instrumentos de controle mais eficientes são necessários para que os impactos esperados sejam plenamente alcançados.
Abstract: This dissertation presents the results of a multi case study done in four supermarkets located in the city of Fortaleza, Ceará, focusing the analysis of the impacts with the use of Distribution Centers on the operational results and the service level of the enterprises. Data was collected based on the size of the physical structure of the stores and the Distributions Centers, as well as the geographic position, business relations with suppliers, operational efficiency and services offered to customers. Store and Distribution Center managers and a controller were interviewed to answer questions that clarify the logistics operation of their companies. A bibliographical study was proceeded to base the analysis of the dissertation, as well as quantitative data supplied by institutes of statistics and economy. The study presented positive conclusions that the use of Distribution Centers in supermarket stores results in improvements in sourcing, distribution and operational efficiency. It was noticed the need of a better professional management to reach the totality of the expected impacts.
Descrição: SOUSA,E.C. A influência do Centro de Distribuição no Desempenho logístico de Empresas Varejistas de Supermercados no Município de Fortaleza: um estudo de Multicasos.2010 157f.Dissertação(Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional)- Pró-Reitoria de Pesquisa e pós-Graduação,Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2709
Aparece nas coleções:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_ecsousa.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.