Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2734
Título: Construção e validação de hipermídia educacional em saúde sexual : uma abordagem acerca da consulta de enfermagem ginecológica
Título em inglês: Construction and validation of health education hypermedia sexual : consultation on the approach of nursing gynaecological
Autor(es): Morais, Maria Leonor Costa de
Orientador(es): Pinheiro , Ana Karina Bezerra
Palavras-chave: Hipermídia
Ginecologia
Educação a Distância
Data do documento: 2011
Citação: MORAIS, M. L. C. (2011)
Resumo: Este estudo teve como objetivo construir e validar uma hipermídia educacional que venha a favorecer o processo de ensino-aprendizagem referente à atuação da enfermagem na realização da Consulta de Enfermagem Ginecológica. Como embasamento norteador para o desenvolvimento desse estudo, adotou-se a Teoria da Interação Social de Vygotsky, que define a interação social como a troca de informações entre pelo menos duas pessoas, devendo ocorrer o sentido duplo entre essa interação, ou seja, a reciprocidade entre os envolvidos, o que torna o compartilhamento de conhecimentos possível e facilitado. Trata-se de um estudo de desenvolvimento, no qual foi construída e validada uma hipermídia educacional com uma abordagem acerca da Consulta de Enfermagem Ginecológica. A hipermídia foi desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar, no período de janeiro a junho de 2011. Para a construção dessa hipermídia, foram seguidas seis etapas, dentre as quais as cinco primeiras compuseram a fase de construção da hipermídia e a sexta compôs sua fase de validação. O levantamento de conteúdo e o planejamento dos módulos constituíram a primeira etapa. Nesta, buscou-se o conteúdo relativo à realização da Consulta de Enfermagem Ginecológica em livros didáticos, manuais do Ministério da Saúde e artigos científicos disponíveis em base de dados na internet. O conteúdo foi organizado em módulos, apontando as principais informações acerca da Consulta de Enfermagem, do câncer cérvico-uterino, da Consulta de Enfermagem Ginecológica e os possíveis diagnósticos e tratamentos. Na segunda etapa do estudo, foram desenvolvidas as mídias que compuseram a hipermídia, podendo ser composta de gravuras, vídeos, textos, dentre outros. Na terceira etapa do desenvolvimento dessa hipermídia, foram disponibilizados espaços de anotações, denominados portfólios, para o aluno e o tutor, bem como ferramentas de comunicação entre eles, tais como fóruns de discussão e chat, buscando desenvolver uma maior interação social entre os participantes desse processo de ensino-aprendizagem. Terminadas as três etapas anteriores – o conteúdo, as mídias e os espaços de anotações e comunicação – os itens produzidos foram disponibilizados no AVA SOLAR. Dando continuidade ao processo de construção da hipermídia, realizou-se o processo de validação do material produzido. No processo de validação, foram convidados, de acordo com critérios pré-estabelecidos, quatro especialistas de enfermagem e quatro de informática para avaliar a hipermídia, quando foram identificados os pontos de ajuste necessários para uma melhor utilização da hipermídia. Quanto à construção desse produto, constatou-se que as etapas seguidas foram consideradas satisfatórias, de forma que foi possível construir um produto educacional apto a favorecer o processo de ensino-aprendizagem com relação à temática da Consulta de Enfermagem Ginecológica. Quanto à validação desse material, há pontos de ajustes que foram considerados e corrigidos, e outros que foram satisfatoriamente contemplados e ressaltados pelos especialistas que participaram do estudo. Realizadas as modificações solicitadas, denotou-se a validação dessa hipermídia junto a especialistas, estando apta para a utilização junto ao público-alvo para o qual foi construída.
Abstract: This study aimed to construct and validate an educational hypermedia that will facilitate the teaching-learning process concerning the nursing activities in realizing the Gynecologic Nursing Consultation. As a guiding base for the development of this study, we adopted the Theory of Social Interaction of Vygotsky, who defines social interaction as the exchange of information between at least two people should experience the double meaning of this interaction, ie, reciprocity between those involved, which makes knowledge sharing possible and easier. This is a development study, which was constructed and validated an approach to educational hypermedia on the Gynecologic Nursing Consultation. Hypermedia was developed in the Virtual Learning Environment (VLE) Solar, the period from January to June 2011. For the construction of hypermedia, six steps were followed, among which the first five comprised the construction phase of hypermedia composed his sixth and validation phase. The survey content and design of the modules were the first step. In this, we sought to content on the implementation of Gynecologic Nursing Consultation in textbooks, manuals and the Ministry of Health papers available in the database on the Internet. The content was organized in modules, pointing out key information about the Nursing Consultation of cervical cancer, the Gynecologic Nursing Consultation and possible diagnoses and treatments. In the second stage of the study, the media were developed that made hypermedia, and may be composed of pictures, videos, texts, among others. In the third stage of the development of hypermedia annotations were available spaces, called portfolios, for the student and tutor, as well as tools of communication between them, such as discussion forums and chat, to develop greater social interaction among the participants of this process teaching and learning. Finished the previous three steps - the content, media and communication spaces and notes - the items produced were available on the AVA SOLAR. Continuing the process of construction of hypermedia, we carried out the validation process of the material produced. In the validation process were invited, according to predetermined criteria, four experts and four nursing informatics to evaluate hypermedia, were identified when the set points needed for a better use of hypermedia. As for the construction of this product, it was found that the steps taken were satisfactory, so that it was possible to build an educational product able to promote the teaching-learning process with respect to the issue of Gynecologic Nursing Consultation. Regarding the validation of this material, there are points of adjustments that were considered and corrected, and others who have been satisfactorily addressed and highlighted by the experts who participated in the study. Implemented the changes requested, denoted is the validation of hypermedia from experts, being able to use at the audience for which it was built.
Descrição: MORAIS, Maria Leonor Costa de. Construção e validação de hipermídia educacional em saúde sexual : uma abordagem acerca da consulta de enfermagem ginecológica. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2734
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_mlcmorais.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.