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Tipo: TCC
Título: Gerenciamento da qualidade como ferramenta para o aumento da produtividade no carregamento: um estudo de caso numa indústria de aços planos
Autor(es): Cruz, Igor Forte da
Orientador: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palavras-chave: Gestão da qualidade total;Logística empresarial
Data do documento: 2013
Citação: CRUZ, Igor Forte da. Gerenciamento da qualidade como ferramenta para o aumento da produtividade no carregamento: um estudo de caso numa indústria de aços planos. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A complexidade das interações do mercado atual, cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo traz para o mundo empresarial importantes reflexões de como obter ganhos em termos de preço, qualidade e produtividade. No setor das indústrias de aço não é diferente, pois o aumento da rentabilidade através de preços de mercado não garante retornos sustentáveis, em razão do mercado bastante competitivo. Uma das ferramentas de gestão para ganhos de competitividade é a Gestão da Qualidade Total, que visa a redução de custos, otimização de operações e aumento de produtividade. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar como aumentar a produtividade do setor de logística responsável pelas entregas de pedidos aos clientes do Estado do Ceará em uma empresa de aços planos, a saber: Aço Cearense Industrial Ltda., sob a perspectiva do MASP; e como objetivos específicos analisar o problema por meio das ferramentas da qualidade, de identificar as oportunidades de melhoria e de implantar o Método de Análise e Solução de Problema – MASP. Diante disso, faz-se necessário conhecer a evolução histórica de qualidade, suas dimensões e seus mecanismos de gerenciamento; relacionar a gestão de qualidade ao setor de logística; bem como compreender o MASP a fim de identificar e de solucionar de forma eficiente problemas com causas e tratativas desconhecidas. A pesquisa apresenta caráter descritivo, analítico e quantitativo, identificando-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. MASP through detailed analysis of the problem and the construction of an effective action plan that blocked the root causes and the indicator recovered through a participatory work, generating learning for future applications was allowed.
Abstract: The complex interactions of current markets – more demanding, dynamic and competitive than before – bring to the business world important reflections about how to gains focusing on price, quality and productivity. It’s not different in the steel industry because the growing of profitability through market prices doesn’t ensure sustainable returns due the competitive edge of this market. One of the management tools to gain competitive is the Total Quality Management, which aims to reduce costs, optimize operations and increasing productivity. This project’s target is understand how improve the productivity of logistics area – response of the delivery of Ceará’s customer orders – on a flat steel company – Aço Cearense Industrial Limited from the perspective of MASP. This project’s specific targets are: analyze the problem through quality tools, identify the growing opportunities and introduce Method of Analysis and Problem Solving – MASP. It’s important know the historic evolution of quality, its dimensions and the keys of management, as well understand the MASP how a way to identify and solve problems with unknown causes. The MASP solves a problem in a structured and organized way, by means of participatory work with a group of people.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27440
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