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Título: Subsídio à elaboração da agenda 21 local: diagnóstico participativo do Bairro do Benfica, Fortaleza, Ceará
Autor(es): Garcia, Maria de Fátima
Araújo, Rogério César Pereira
Palavras-chave: Agenda 21
Diagnóstico participativo
Desenvolvimento local sustentável
Data do documento: 2010
Editor: Revista Eletrônica do Prodema
Citação: GARCIA, M. F. ; ARAÚJO, R. C .P. (2010)
Resumo: Este artigo investiga como a noção de espaço dual (rico versus pobres) nas áreas urbanas e suas implicações no diagnóstico participativo podem afetar a definição das políticaspúblicas a serem consideradas na agenda 21 local. Para isto, são realizadas oficinas participativas com a participação de atores sociais provenientes de duas classes socioeconômicas diferentes (classe média e baixa) residindo no bairro Benfica, Fortaleza-ce. Nesta pesquisa, utiliza-se a abordagem da Agenda 21 Local, no qual se utilizam dinâmicas de grupos (“toro de palpites”, grupos focais e plenária) para alcançar os objetivos propostos. Os resultados mostraram que os problemas e objetivos diferem marcadamente: o grupo da classe média prioriza as políticas visando o aumento do seu padrão de vida , tendo como base a provisão de bens públicos (segurança pública, lazer e cultura, infraestrutura, e trânsito e sinalização), enquanto o grupo da classe pobre prioriza as políticas que atendam ás necessidades básicas de subsistência e direitos humanos fundamentais, tais como saúde, trabalho e educação.
Abstract: This paper investigates how the notiom of dual (rich versus poor) in the urban areas and is implications opon participatory diagnostic can affect the definition of the public policy to be considered in the local Agenda 21. To do that, participatory workshops were accomplished with the participation of stakeholders from two different socioeconomic classes (median and poor classes) living in the benfica neighborhood at Fortaleza-ce. In this research, it was used the small agenda 21 to guide the execution of the participatory diagnostic phase, in which were used group dynamics (brainstorm, focus group and referendum) in order to reach the objectives. The results showed that the problems and objectives were remarkably different: the median class group prioritizes the policies towards augmenting their life standards, having as basis the provision of public goods (public security, leisure and culture, infra-structure, and traffic and signalization), while the poor class group prioritizes policies that attended their needs regarding livelihoods and fundamental human rights (health, jobs and education).
Descrição: GARCIA, Maria de Fátima; ARAÚJO, Rogério César Pereira. Subsídio à elaboração da agenda 21 local: diagnóstico participativo do Bairro do Benfica, Fortaleza, Ceará. Revista Eletrônica do Prodema, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 36-54, 2010
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2755
ISSN: 1982-5528
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