Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2756
Título: A relação da fantasia com o conceito de objeto a
Autor(es): AMOEDO, Sílvia Helena Facó
Orientador(es): CRUXEN, Orlando Soeiro
Palavras-chave: Psicanálise
Fantasia
Objeto (Lacan)
Objeto a
Constituição do sujeito
Imaginário
Simbólico
Real
Psicanalyse
Fantasme
Objet (Lacan)
Objet a
Constitution du sujet
Imaginaire
Symbolique
Réel
Freud, Sigmund, 1856-1939
Lacan, Jacques, 1901-1981
Psicanálise
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.
Citação: AMOEDO,S. F. ; CRUXEN, O. S. (2009)
Resumo: Aborda-se uma investigação acerca da temática da fantasia em psicanálise destacando o modo como a questão da fantasia se introduz e se desenvolve na obra de Freud e evidenciando as modificações introduzidas no conceito de fantasia com a formalização do objeto a criação de Lacan Para isso procede-se ao exame da evolução do conceito de fantasia em Freud desde as primeiras formulações situando-se o momento da emergência desse conceito que corresponde ao abandono da teoria da sedução e à noção de realidade psíquica Em seguida estabelece-se uma distinção entre as fantasias conscientes e a fantasia inconsciente como mostra o exemplo princeps de Freud “Espanca-se uma criança” Em Lacan a fantasia inscreve a relação de dois elementos heterogêneos o sujeito e o objeto Lacan formaliza a fantasia em diferentes momentos de seu ensino articulando-a com os três registros imaginário, simbólico e real Destaca-se em primeiro lugar o deslocamento do imaginário ao simbólico quando Lacan enfatiza a lógica da fantasia definindo-a como axioma em seguida o deslocamento da dimensão simbólica à dimensão real quando o objeto a é concebido no registro do real como causa do desejo A partir da descoberta freudiana e da invenção lacaniana do objeto a a fantasia em sua dimensão real dimensão fundamental constitui-se em uma mudança conceitual com consequências teórico-clínicas
Descrição: AMOEDO, Sílvia Helena Facó. A relação da fantasia com o conceito de objeto a. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2756
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_SHFAmoedo.pdf655,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.