Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27599
Tipo: Artigo de Evento
Título: Redefinição do livro em seus novos suportes
Autor(es): Barrocas, Amélia Landim
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Cavalcante, Elizabeth Araújo
Palavras-chave: Livro impresso;Livro eletrônico;Biblioteca eletrônica;Bibliotecário
Data do documento: 2013
Citação: BARROCAS, A. L.; SOUSA, A. C. G. de; CAVALCANTE, E. A. Redefinição do livro em seus novos suportes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2013. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/index.html>. Acesso em: 25 out. 2017.
Resumo: A humanidade tem conquistado alguns privilégios ao longo do tempo e entre eles está o acesso à informação e a tecnologia. É dentro deste contexto que este trabalho de revisão bibliográfica visa fazer um resgate do livro em seus mais diversos suportes, desde as tiras de seda ao livro digital e a sua influência na evolução de seu suporte físico, transformando bibliotecas convencionais em bibliotecas virtuais, bibliotecas eletrônicas, bibliotecas digitais e bibliotecas híbridas que agrupam suportes não-convencionais e facilitam a disseminação da informação em tempo real. Faz uma breve redefinição do papel do Bibliotecário quanto profissional da informação, em decorrência da inclusão dos novos recursos tecnológicos, que o torna um elo entre informação-usuário-tecnologia. Faz uma pequena explanação dos direitos autorais dos livros eletrônico em que o direito de autor tem por escopo assegurar ao criador uma participação moral e outra financeira , no que diz respeito ao uso da obra que criou, e por fim dar um pequeno enfoque do polêmico assunto do livro impresso versus o virtual "O livro virtual vai substituir o livro impresso?”
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27599
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_albarrocas.pdf255,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.