Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27618
Tipo: Resumo
Título: Orquestra sinfonica da ufc - metais
Autor(es): Lopes, Felipe de Farias Giffoni
Barreira, Ruama de Almeida
Serafim, Leandro Libardi
Palavras-chave: Orquestra;Funções;Bolsistas
Data do documento: 2016
Citação: LOPES, Felipe de Farias Giffoni; BARREIRA, Ruama de Almeia; SERAFIM, Leandro Libardi. Orquestra sinfonica da ufc - metais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: A Orquestra Sinfônica da UFC teve seu início a partir de iniciativas dos professores do Curso de Licenciatura em Música da UFC, tanto no campus de Fortaleza quanto no de Sobral. Em fortaleza, o Prof. Dr. Elvis de Azevedo Matos identificou as primeiras possibilidades sinfônicas entre alguns estudantes do referido curso, passando a fomentar a reunião camerística de violinistas, flautistas e outros músicos convidados, na expectativa de diversificar as possibilidades timbrísticas, formando assim o grupo “Encordoados”. Em 2014, por iniciativa do então Magnífico Reitor, professor Jesualdo Pereira Farias, os professores dos dois campus, realizaram o projeto de criação da Orquestra Sinfônica Universitária. Assim, para dar suporte a criação da OSUFC em Fortaleza, no ano de 2014, foram abertas vagas para o concurso para professores de prática instrumental: metais, madeiras, cordas friccionadas graves e agudas. Com a chegada dos novos professores, a orquestra expandiu-se pouco a pouco, e no momento conta com cerca de 40 integrantes, dentre alunos do curso de música e da extensão. Um dos fatores essenciais para o caráter didático adotado pela orquestra é o fato de aceitar participantes de diferentes níveis, dependendo da demanda, e a partir disso, selecionar um repertório que evolua no decorrer do semestre, atendendo assim os interesses dos seus componentes, os encorajando através dos desafios propostos. O repertório da orquestra é composto por músicas de compositores brasileiros e estrangeiros, considerando não apenas o repertório erudito, mas também o popular. Os autores deste resumo são bolsistas da orquestra em questão e atuam com a prática de instrumentos de sopro/metais na orquestra. Além disso,atuam em atividades como, montagem de palco e estrutura de ensaio, cuidado com os arquivos de repertório e organização das pastas, além de atuar como integrantes da orquestra. Os trabalhos são supervisionados pelo professor Leandro Libardi Serafim, coordenador e regente da OSUFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27618
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ffglopes.pdf48,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.