Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2785
Título: Um Estudo Sobre O Grau de Maturidade e a Evolução da Gestão Pela Qualidade Total no Setor deTransformação Cearense por Meio da Teoria da Resposta ao Item
Autor(es): Bosi, Marcos Antonio
Orientador(es): Alexandre, João Welliandre Carneio
Coorientador(es): Freitas, Silvia Maria de
Palavras-chave: Teoria da Resposta ao Item
Gestão pela Qualidade Total
Data do documento: 2010
Resumo: O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria da Resposta ao Item (TRI) na avaliação do grau de maturidade da indústria de transformação e de construção civil de portes médio e grande sediadas no Estado do Ceará, quanto à utilização da Gestão pela Qualidade Total (GQT) e a sua evolução nos últimos dez anos, tendo como base comparativa estudo realizado por Alexandre (1999). A metodologia de pesquisa para a coleta de dados teve por base a realização de uma pesquisa quantitativa abrangendo esse universo, através de um questionário estruturado com a utilização da escala de Likert de 5 categorias. Através de uma escala de maturidade construída neste trabalho a partir dos parâmetros da TRI, foi possível constatar e comparar os dois momentos e concluir que a evolução do grau de maturidade desse parque industrial no período enfocado se mostrou tímida, principalmente se for considerado o acirramento da concorrência de mercado nas últimas décadas, notadamente nos últimos dez anos com a expansão da globalização, e a qualidade como um diferencial competitivo superior para se manterem no mercado.
Abstract: The objective of this text is to apply the Item Response Theory (IRT) to evaluate the maturity degree of the manufacturing industry of medium and large scale based in the Ceará State, Northeastern Brazil, on the use of Total Quality Management (TQM) and its evolution over the past decade, based on comparative study carried out by Alexander (1999). The methodology for data collection was based on the completion of a quantitative survey covering this universe, through a structured questionnaire based on Likert scale of five categories. Based on a maturity scale constructed from the parameters of the IRT, it was possible to observe and compare the two moments and conclude that the evolution of the maturity degrees on that period focused on the industrial park was a kind of shy, especially if we consider the intensification of market competition in recent decades, especially in the last ten years with the expansion of globalization and quality as a competitive top to stay on the market.
Descrição: BOSI,Marcos Antonio.Um Estudo Sobre O Grau de Maturidade e a Evolução da Gestão Pela Qualidade Total no Setor deTransformação Cearense por Meio da Teoria da Resposta ao Item.2010.137f.Dissertação(Mestre em Gestão Logística)-Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Logística e Pesquisa Operacional,Universidade Federal do Ceará,Fortaleza,2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2785
Aparece nas coleções:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_mabosi.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.