Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2790
Título: Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso da Faculdade Cearense (FAC)
Autor(es): ANDRIOLA, Cristiany Gomes
Orientador(es): RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Avaliação
Educação Superior
Atuação Docente
Evaluación
Educación Superior
Desempeño Docente
Avaliação do Professor – Fortaleza (CE)
Professores universitários - Avaliação - Fortaleza (CE)
Avaliação da Educação Superior – Ceará
Educação - Estudo e ensino (Superior) - Fortaleza (CE)
Ensino Superior – Avaliação - Fortaleza (CE)
Avaliação do Ensino Superior - Fortaleza (CE)
Avaliação das Instituições de Ensino - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.
Citação: ANDRIOLA, C. G. ; RODRIGUES, M. S. S. (2011)
Resumo: O Ministério da Educação (MEC) solicita às Instituições de Ensino Superior (IES) a avaliação das diversas dimensões que envolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, conforme dispõe a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação Da Educação Superior (SINAES). Nesse âmbito se insere a demanda pela avaliação da atuação do docente universitário, pois é reconhecido que, atualmente, o ensino nas IES tem recebido menos atenção do que a investigação científica. Paradoxalmente, embora os docentes ocupem a maior parte do seu tempo no ensino, tanto no nível da graduação como da pós-graduação, tem sido mais fácil documentar as atividades oriundas da investigação científica, do que documentar as relacionadas ao ensino. A avaliação da atuação docente se configura neste trabalho como processo permanente, marcado por uma concepção de qualidade da educação e focado no aprimoramento desta. Para tanto, foi desenvolvido um instrumento com vistas à avaliação diagnóstica do docente universitário em quatro dimensões, quais sejam: planejamento e gestão das atividades de ensino; didática empregada no desenvolvimento das atividades de ensino; formas e uso dos resultados oriundos da avaliação do aprendizado discente e; comunicação e interação com os alunos. Posteriormente foi feita a pesquisa com 166 (84,35 do total) docentes de sete cursos da Faculdade Cearense, a partir das opiniões de 803 alunos (24,6% do total), com vistas à obtenção de dados para a testagem do questionário, bem como para o diagnóstico preciso da atuação desses profissionais, nas quatro dimensões já referidas. Nos sete cursos relacionados, a menor média geral (4,27), entre os conceitos de 1 a 5, corresponde a Dimensão II, que trata da apresentação de proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina e esclarecimentos sobre o significado da disciplina para o curso, pelos professores. A maior média geral (4,52) diz respeito a Dimensão IV, a qual trata das diversas formas de contato do professor com os alunos em sala de aula e fora dela no que diz respeito a adequada postura ético-profissional, ao respeito às eventuais limitações ou insucessos dos discentes, ao incentivo aos discentes na obtenção de desempenhos elevados e ao bom relacionamento acadêmico com os discentes.
Resumo em espanhol: El Ministerio de Educación (MEC) pide a las Instituciones de Educación Superior (IES) para evaluar las distintas dimensiones de la participación de Educación, Investigación y Extensión, según lo dispuesto en la Ley 10861 del 14 de abril de 2004 que creó la Evaluación Nacional de Educación Superior (SINAES). Dentro de este marco se cae la demanda de evaluación del desempeño de los profesores universitarios, se reconoce que en la actualidad la enseñanza en instituciones de educación superior há recibido menos atención que la invetigación científica. Paradójicamente, aunque los profesores ocupan la mayor parte de su tiempo a la enseñanza, tanto em los estudios de pregrado y postgrado, ha sido más fácil para documentar las actividades resultantes de la investigación científica, que para documentar los relacionados com la educación. La evaluación del desempeño docente en este trabajo se configura como un proceso permanente, marcado por una concepción de la educación de calidad y centrado en mejorar esto. Para ello, hemos desarrollado un instrumento con mira a la evaluación diagnóstica de los profesores universitarios en cuatro dimensiones, a saber: planificación y gestión de la enseñanza, didáctica empleada en el desarrollo de las actividades de enseñanza, formas y utilidades de los resultados de la evaluación del aprendizaje del estudiante y, la comunicación y la interacción con los estudiantes. Más tarde, la investigación se llevó a cabo con 166 (84, 35% total) profesores de siete cursos de la Faculdad Cearense, desde el punto de vista de 803 estudiantes (24, 6% del total), con el fin de obtener datos para el análisis del cuestionario, así como para el diagnóstico preciso de estos profesionales en cuatro dimensiones mencionadas anteriormente. En los siete cursos que se indican, la media más baja (4.27), entre los conceptos de 1 a 5, correspondiente a la Dimensión II, que trata de la presentación de la propuesta de trabajo para el desarrollo de la disciplina y la aclaración sobre el significado de la disciplina para el curso pelos profesores. El promedio general m ás alto (4.52) se refiere a la Dimensión IV, que trata de las diversas formas de comunicarse con el maestro El promedio general más alto (4.52) se refiere a la Dimensión IV, que trata las diversas formas de comunicación del profesor com los alumnos en el aula y más allá en respecto a la actitud apropiada y ética profesional, respecto a eventuales limitaciones o fallas de los estudiantes, el fomento de los estudiantes en el logro de um alto rendimento y una buena relación con los estudiantes acadêmicos.
Descrição: ANDRIOLA,Cristiany Gomes. Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso da Faculdade Cearense(FAC). 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2790
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_CGAndriola.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.