Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2802
Título: O indivíduo, história e sociedade em O ovo apunhalado de Caio Fernando Abreu
Autor(es): Carneiro, Andreia da Silva
Orientador(es): Oliveira, Irenísia Torres de
Palavras-chave: Abreu, Caio Fernando,1948-1996. O ovo apunhalado - Crítica e interpretação
Indivíduo e Sociedade
Caio Fernando Abreu
Literatura Brasileira
Contos Brasileiros - Aspectos Sociais
Autoritarismo na Literatura
Perseguição Política na Literatura
Société
Individu
Caio Fernando Abreu
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: CARNEIRO, A. S.; OLIVEIRA, I. T. (2009)
Resumo: Este trabalho consiste em analisar os contos pertencentes à obra O Ovo Apunhalado (1975), de Caio Fernando Abreu. Segundo o próprio autor, o livro constitui um depoimento do que se passava no interior dos corações e mentes dos indivíduos de sua época. Caio Fernando Abreu (1948 – 1996) desenvolve sua produção ficcional em torno de temas que retratam os embates e a problemática do sujeito contemporâneo, no Brasil das décadas de 70 e 80. Este período, como se sabe, foi marcado pela ditadura militar, a implantação da censura, medo, repressão, incertezas em relação ao futuro, mas também pela contestação político-cultural. Desta maneira, seus contos enfocam a discussão de problemas como a dificuldade de interação, a solidão e as crises existenciais dos sujeitos, numa indicação de que estes absorviam a atmosfera da repressão política vigente. O contexto político-social da década de 70 também pode ser visto como um período marcado pelo crescimento dos centros urbanos, da indústria, do consumo acelerado, assim como uma produção artística também pautada na forte contestação social. Neste trabalho, procuramos relacionar os contos, em seus aspectos culturais, temáticos e formais, com o contexto histórico em que foram produzidos.
Descrição: CARNEIRO, Andreia da Silva. O indivíduo, história e sociedade em O ovo apunhalado de Caio Fernando Abreu. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2802
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DIS_ ASCARNEIRO.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.