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Tipo: Dissertação
Título: A implementação do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) na UFC (2007–2009) – um estudo de caso sob a perspectiva da qualidade do ensino
Título em inglês: The implementation of the Program of Expansion e Reorganization of the Federal Universities (REUNI) in the UFC (2007-2009) - a study of case under the perspective of the quality of education
Autor(es): Gonçalves, Margarida Maria Dias Monteiro
Orientador: Sousa, Fernando José Pires de
Palavras-chave: Educação superior;Ensino de qualidade;Políticas públicas;Expansão do ensino superior;Sistema Nacional de Educação Superior;Avaliação da qualidade da educação;Políticas públicas em educação;Acesso à educação superior
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: GONÇALVES, Margarida Maria Dias Monteiro. A implementação do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) na UFC (2007–2009): um estudo de caso sob a perspectiva da qualidade do ensino. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Este estudo sobre a implementação do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) na UFC (2007–2009) – Um Estudo de Caso sob a Perspectiva da Qualidade do Ensino Superior buscou analisar a efetivação do Programa REUNI instituído pelo Governo Federal, a partir da proposta de adesão ao Programa pela Instituição. Tal estudo teve como referência pesquisas relacionadas à qualidade do ensino superior na legislação brasileira, as análises das dimensões propostas ao Ministério da Educação (MEC) pela UFC e a avaliação da política de expansão da Universidade Federal do Ceará no tocante ao comprometimento da qualidade do ensino de acordo com as estratégias adotadas. Do ponto de vista epistemológico, o estudo classifica-se como qualitativo e exploratório. Os procedimentos metodológicos são de natureza documental e bibliográfica. As fontes foram artigos de jornais, revistas, livros, artigos de periódicos, relatórios de pesquisa, documentos on line, consultas a teses e dissertações pertinentes às temáticas da educação superior. Com base na concepção de Demo (1995) a qualidade é competência inovadora e humanizadora que prepara o sujeito de forma a saber manejar e produzir conhecimento tanto para ser competitivo, como para ser cidadão. Nas análises buscou-se entender o REUNI e seus aspectos na construção da qualidade de ensino, durante o período de 2007 a 2009 na UFC. Segundo o relatório preliminar “Expansão da UFC em tempos de REUNI”, sua execução se estabeleceu primordialmente no aspecto quantitativo, que é um meio para atingir a missão, na promoção de um ensino de qualidade. Apesar do REUNI desempenhar um papel na construção do ensino, há opiniões divergentes sobre o assunto. Faz-se necessário estabelecer critérios de avaliação permanente, baseados na qualidade, para dar continuidade as diretrizes e dimensões educacionais, considerando a temporalidade deste programa. Este estudo mostrou que partir do REUNI, é necessário estabelecer um planejamento que facilite e permita a continuidade das ações de expansão, assegure sua sustentabilidade nos aspectos a ela inerentes, e garanta a qualidade do ensino superior na UFC, após os cinco anos estabelecidos no contrato de adesão ao Programa.
Abstract: This study on the implementation of the Program of Expansion and Reorganization of the Federal Universities (REUNI) in the Federal University of Ceará (UFC) (2007-2009) - a Case Study under the Perspective of the Quality of Higher Education aims to analyze the elaboration of the REUNI Program set up by the Federal Government from the proposal adhesion to the Program by the Institution concerned. Such a study had as reference research related to the quality of higher education in the Brazilian legislation, the analyses of the dimensions for the UFC proposed to the Ministry of Education (MEC) and the evaluation of the expansion policy of the Federal University of the Ceará in terms of jeopardizing the quality of education in accordance with the adopted strategies. From the epistemological point of view, the study is classified as qualitative and exploratory. The methodological procedures are of bibliographical and documentary nature. The sources were newspapers articles, magazines, books, periodicals articles, research reports, on line documents, consultations to theses and dissertations concerning the higher education topics. Based on the conception of Demo (1995), the quality is an innovative and humanizing ability that prepares the actor so as to manage and produce knowledge in such a way to become competitive as well as to become citizen. In the analyses, the aim was to understand REUNI and its features in building on the quality of education in UFC during the period of 2007 to 2009. According to preliminary report “Expansion of the UFC in times of REUNI”, its execution was mainly established in the quantitative aspect, which is a way to reach the mission in promotion of a quality education. Despite the role REUNI plays in building on education, there are divergent views on the subject. It is required to establish criteria of permanent evaluation, based on quality, to give continuity to the educational aspects and guidelines, considering the temporality of this program. This study demonstrated that from REUNI it is necessary to set up a planning that makes it easier and allows continuity of the expansion actions, to assure its sustainability in the inherent aspects, and guarantees the quality of higher education in the UFC after the five years´ time limit established in the adhesion contract to the Program.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2804
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