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Tipo: Dissertação
Título: Gestão por competência em uma instituição de ensino superior: desenvolvimento de um plano de capacitação baseado em competências.
Título em inglês: Management for competence in a higher education institution: development of a training plan based on skills
Autor(es): Landim, Denise Vasconcelos
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Coorientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Gestão por competência;Desenvolvimento de pessoas;Instituições Federais de Ensino Superior
Data do documento: 2017
Citação: LANDIM, Denise Vasconcelos. Gestão por competência em uma instituição de ensino superior: desenvolvimento de um plano de capacitação baseado em competências. 2017. 143f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: Atualmente, as organizações necessitam potencializar todos os tipos de recursos e meios que estão ao seu alcance para promoverem um processo de reestruturação organizacional, inclusive no que concerne à gestão de pessoas. Percebe-se que para alcançar os objetivos organizacionais, as pessoas precisam de uma atitude mais participativa na organização, desenvolvendo-se continuamente, por meio da aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Nesse contexto, diferentes modelos de gestão de pessoas têm surgido. No setor público brasileiro, por meio do Decreto de no 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, a gestão por competência é apresentada como um novo modelo de gerenciamento a ser adotado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior. A implantação desse tipo de gestão no setor público e a capacitação baseada em competência dos servidores dessas instituições não é fácil, pois nelas há o desafio cultural de transformar estruturas rígidas, hierarquizadas e que tendem a um processo de insulamento, em instituições mais flexíveis e empreendedoras, sendo necessário o estudo do tema a fim de atestar a viabilidade e eficácia do modelo. Este estudo, portanto, tem como objetivo desenvolver um método de gestão por competência visando à otimização do processo de capacitação dos servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. As bases teóricas deste estudo estão alicerçadas nos fundamentos da gestão por competência e no desenvolvimento de pessoas, e a pesquisa pode ser classificada como descritiva, aplicada e quanto à abordagem do problema, qualitativa e quantitativa. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo para coleta dos dados, que também foram obtidos por meio de entrevista e questionários aplicados. Para análise dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo, os dados quantitativos foram analisados à ótica da estatística descritiva. Os procedimentos metodológicos foram aplicados em nove etapas. Como resultado obtido, o estudo alcançou o objetivo proposto, desenvolvendo um plano de capacitação baseado em competências para as 24 funções gerenciais estudadas. As competências foram identificadas e mapeadas, e após avaliação realizada, foi possível determinar os gaps de competências técnicas e comportamentais de cada uma dessas funções. Com isso, o estudo proporcionou um avanço no caminho a ser percorrido de implantação da gestão por competências nas Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil.
Résumé: Aujourd'hui, les organisations doivent tirer parti de toutes les ressources et ressources à leur portée pour promouvoir un processus de restructuration organisationnelle, y compris en ce qui concerne la gestion des personnes. On peut voir que pour atteindre les objectifs organisationnels, les gens ont besoin d'une approche plus participative dans l'organisation, ledéveloppement continu grâce à l'acquisition de nouvelles connaissances, le savoir-faire et les attitudes, à savoir de nouvelles compétences. Dans ce contexte, différents modèles de gestion des personnes ont vu le jour. Dans le secteur public brésilien, par le décret n ° 5707 du 23 Février 2006, la gestion de la compétence est présentée comme un nouveau modèle à adopter par les institutions publiques de l'enseignement supérieur. La mise en œuvre de ce type de gestion dans le secteur public et la formation axée sur les compétences pour les serveurs de ces institutions est pas facile, pour eux, il y a le défi culturel de transformer les structures rigides, la hiérarchie et ont tendance à un processus d'isolation, des institutions plus flexibles et les entrepreneurs, étant nécessaire et pertinent l'étude du thème afin d'attester la viabilité et l'efficacité du modèle. Cette étude vise donc à développer une méthode de gestion basée sur les compétences visant à optimiser le processus de formation du personnel technique-administratif d'une institution fédérale de l'enseignement supérieur. La base théorique de cette étude sur les fondements de la gestion par compétence et le développement de personnes. La recherche peuvent être classés comme descriptive, appliquée et la façon d'aborder le problème, qualitatif et quantitatif. Les techniques de recherche bibliographique, de recherche documentaire et de recherche sur le terrain ont été utilisées pour la collecte de données, qui ont également été obtenues au moyen d'interviews et de questionnaires appliqués. Pour l'analyse des données qualitatives, l'analyse du contenu a été utilisée et les données quantitatives ont été analysées du point de vue des statistiques descriptives. Les procédures méthodologiques ont été appliquées en neuf étapes. L'étude a atteint l'objectif proposé en élaborant un plan de formation axé sur les compétences pour les 24 fonctions de gestion étudiées. Les compétences ont été identifiées et cartographiées, et après évaluation, il a été possible de déterminer les lacunes des compétences techniques et comportementales de chacune de ces fonctions. L'étude a permis de progresser dans la mise en œuvre de la gestion des compétences dans les institutions fédérales d'enseignement supérieur au Brésil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28081
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