Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2810
Título: O espaço da infância nas crônicas de Carlos Heitor Cony
Autor(es): Furtado, André Mota
Orientador(es): Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Crônica
Memória
Infância
Espaço
Cony, Carlos Heitor,1926- – Crítica e Interpretação
Infância na Literatura
Espaço e Tempo na Literatura
Chronique
Enfance
Mémoire
Espace
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Furtado, A. M.; COUTINHO, F. M. A. (2007)
Resumo: A pesquisa em pauta analisa, através de uma perspectiva hermenêutica, de vertente comparatista, o tema da infância no âmbito da literatura. A partir da leitura da obra em crônica, publicada em livro, de Carlos Heitor Cony, objetiva-se compor uma representação pueril, sob o ponto de vista da categoria narrativa espaço, desenvolvida nas subcategorias: espaço físico, social e psicológico. De início, a dissertação prende-se a uma construção argumentativa do termo crônica confessional da infância, através da ligação entre os vocábulos crônica, memória e infância; a fim de, na seqüência, aplicá-lo empiricamente – e de maneira específica – na edificação dos espaços infantis – privados e públicos – representados, respectivamente, pelas palavras-chave, casa e rua, nas crônicas do autor em foco. Por meio desse recorte em relação à temática infantil, verificou-se que o locus do passado processa-se bem mais em sentido figurado. Tanto pelas relações sociais como por uma apresentação de um espaço mental dos personagens; evidenciando-se, portanto, de maneira secundária, a demarcação física da geografia das imagens da infância na obra em crônica de Carlos Heitor Cony.
Descrição: FURTADO, André Mota. O espaço da infância nas crônicas de Carlos Heitor Cony. 2007.204 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2810
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DIS_AMFURTADO.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.