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Título: Custeio baseado em atividades na gestão de uma instituição prestadora de serviços educacionais
Título em inglês: Activity-based costing in the management of an institution providing educational services
Autor(es): RIBEIRO, Rogeane Morais
Orientador(es): RODRIGUES, Maxweel Veras
Palavras-chave: Métodos de Custeamento
Ensino Superior
Cenários
Costing Methods
Higher Education
Scenarios
Custeio baseado em atividades
Sistema de custos
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: RIBEIRO, R. M. ; RODRIGUES, M. V. (2011)
Resumo: Com as constantes transformações no cenário das instituições de educação superior, este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de apuração e gestão de custos para instituições de educação superior, gerenciado por uma controladoria focada no estratégico, que possibilite a visualização de cenários prospectivos, contribuindo para melhoria de seu desempenho ante os desafios que surgem com a expansão da educação. Em adição, pretende-se identificar, mediante levantamento bibliográfico, os principais métodos de custeamento utilizados; apresentar um modelo de identificação e controle de custos que seja simultâneo com as atividades dessa institição; averiguar a possibilidade de execução do modelo, mediante aplicação no Instituto de Estudos e Pesquisas Sobralense (IEPS), e prospectar cenários para os próximos cinco anos da instituição. Para atingir os objetivos propostos, tomam-se como referência dados do MEC/INEP (2008), que mostram a aceleração do crescimento no período de 1997 a 2006, com a promulgação da LDB, e a relação entre as universidades e os institutos de apoio, o chamado terceiro setor, sendo o modelo de Custeio Baseado em Atividade(ABC), proposto por Peter (2001), adaptado para implantação no IEPS. Em complemento, embasou-se na teoria de prospecção de cenários argumentada por Carneiro (2010) e Souza (2009). A metodologia da pesquisa é de abordagem descritiva, classificada como bibliográfica, documental e de campo, com natureza qualitativa e quantitativa. O universo selecionado como respondentes foram os gestores que exercem funções gerenciais, administrativas, pedagógicas e de assessorias. A ferramenta para coleta de dados deu-se por meio de questionários semiestruturados com abordagem específica para cada respondente. A interpretação e o tratamento dos dados foram realizados por meio de análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os resultados indicaram a necessidade de reorganização nos processos gerenciais do IEPS, a partir de um planejamento estratégico e, consequentemente, da implantação de um sistema de custeio, o qual auxiliará a direção geral e as coordenadorias do instituto no acompanhamento das atividades da sede e das unidades de extensão, que encontra-se em posicionamento pouco representativo no mercado educacional, deixando a desejar no sentido de uma real apresentação coerente entre a missão e os serviços ofertados à sociedade. Diante da análise dos cenários de 2006-2010 e 2011-2015, visualizou-se que a instituição, apesar de uma evasão de 10% ano, manteve uma receita considerável, mas veem utilizando-se de estratégias pouco, ou seja, que não proporcionam diferencial competitivo e sustentável em busca de crescimento e posição superior. Afere-se que este trabalho responde parcialmente à questão formulada, tendo em vista as limitações identificadas no percurso da elaboração metodológica.
Abstract: With the constant transformations in the scene of the institutions of higher education the present work has as general objective to consider a model of verification and management of costs for institutions of higher education (IHE), managed for a focus control in the strategy itself , that makes possible the visualization of future scenes, contributing for the improvement of its performance front to the challenges that appear with the expansion of the education. In addition to identify, by means of bibliographical survey, the main used methods of costings; to present a model of identification and control of costs that are simultaneous with the activities of this institution; to inquire the possibility of execution of the model, through the application in the Institute of Studies and Pesquisas Sobralense (IEPS) and to scenes for the next the five years to the institutions. To reach the considered objectives, they are overcome for reference given by the data from MEC/INEP (2008), that show the acceleration of the growth in the period of 1997 the 2006, from the promulgation of the LDB, and the relation between the universities and the support institutes, the so called third sector, being the model of Expenditure Based on Activity (ABC) considered by Peter (2001), adapted for implantation in the IEPS. In complement it was based in the theory of prospection of scenes argued by Sheep (2010) and Fort (2001). The methodology of the research is of descriptive, classified boarding as bibliographical, documentary and of field, with qualitative and quantitative nature. The selected universe as respondent had been the managers who exert management functions, administrative, pedagogical and of assessorship. The tools for the data collection were given by means of questionnaires half-structuralized with specific boarding for each respondent. The interpretation and treatment of the data were carried through by means of analysis of content and statistical treatment. The results had indicated the necessity of reorganization in the managemental processes of the IEPS, through a strategical planning and consequently the implantation of an costing system, which will assist the general direction and the coordenadorias of the institute in the accompaniment of the activities of the headquarters and the units of extension, that meets in little representative positioning in the educational market, leaving to desire in the direction of one real coherent presentation between the mission and the offered services the society. Ahead of the analysis of the scenes of 2006-2010 and 2011-2015, it was visualized that the institution although a 10% evasion a year, kept a considerable prescription, but they see using itself of strategies little, that is, that they do not provide to competitive and sustainable differential in search of growth and superior position. It is surveyed that this work answers partially to the formulated question, in view of the limitations identified in the passage of the metodologic elaboration.
Descrição: RIBEIRO, Rogeane Morais. Custeio baseado em atividades na gestão de uma instituição prestadora de serviços educacionais. 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2823
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