Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2824
Título: Avaliação da qualidade dos serviços das bibliotecas universitárias pelos usuários discentes
Título em inglês: Assessing the quality of library services university students according to users
Autor(es): BEZERRA, Neiliane Alves
Orientador(es): ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias – Brasil
Educação Superior – Brasil
Avaliação Educacional – Brasil
University Libraries – Brazil
Higher Education – Brazil
Educational Assessment – Brazil
Bibliotecas universitárias - Administração
Avaliação educacional
Ensino superior
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: BEZERRA, N. A. ; ANDRIOLA, W. B. (2010)
Resumo: Este estudo está centrado na avaliação institucional e foca o tema a avaliação da qualidade das bibliotecas universitárias, tendo por objetivo geral realizar um diagnóstico da qualidade das bibliotecas universitárias e verificar sua associação com os resultados dos cursos no ENADE, a por meio da opinião dos estudantes. Especificamente, pretende-se: verificar o grau de satisfação dos usuários em relação ao acervo, sua suficiência e atualização; mensurar a adequação das instalações físicas destinadas aos usuários quanto à climatização, iluminação e acústica; estudar a satisfação dos usuários em relação aos equipamentos de informática disponibilizados e o mobiliário; anotar a satisfação dos usuários em relação ao atendimento; verificar a satisfação dos usuários em relação ao horário de funcionamento da biblioteca. A revisão da literatura aborda a evolução das teorias da avaliação da aprendizagem, as várias perspectivas do conceito de qualidade em educação. Contextualiza no âmbito das reformas do Estado, o desenvolvimento dos sistemas de avaliação implantados pelo Estado brasileiro, destacando o PAIUB, ENC e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Apresenta uma síntese da trajetória das bibliotecas universitárias brasileiras, destacando as principais questões relativas ao planejamento e à avaliação. Aborda a gestão da qualidade em serviços nas bibliotecas universitárias, bem como a relação destas unidades de informação com as atividades acadêmicas. Contextualiza o ambiente de estudo, apresentando breve histórico da criação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa é do tipo exploratória e utilizou como procedimento técnico para a coleta de dados o estudo de campo ex post-facto. A amostra, foi escolhida com base nos conceitos obtidos pelos cursos no ENADE. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados mediante o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), o qual forneceu o cálculo das medidas de localização média, moda e mediana. Pela análise dos dados, constatou-se que os indicadores em que a biblioteca apresentou um desempenho insatisfatório disseram respeito à quantidade e disponibilidade de equipamentos de informática, ao mobiliário e acervo, em relação ao atendimento das necessidades de informação, à quantidade e à atualização. Também apresentou desempenho insatisfatório crítico o item referente ao espaço para estudo individual. Conclui-se que a qualidade da biblioteca tem relação com a qualidade da formação dos discentes, averiguada pelo do ENADE.
Descrição: BEZERRA, Neiliane Alves. Avaliação da qualidade dos serviços das bibliotecas universitárias pelos usuários discentes. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2824
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_NABezerra.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.