Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2837
Título: Lazarópolis: a lepra entre a piedade e o medo (Ceará, 1918-1935)
Título em inglês: Lazaropolis: la lèpre entre la pitié et le peur (Ceará, 1918-1935)
Autor(es): Ferreira, Antonio Nelorracion Gonçalves
Orientador(es): Rios, Kênia Sousa
Palavras-chave: Lepra
Medo
Piedade
Caridade
Discurso
Lèpre
Peur
Pitié
Charité
Discours
Hanseníase - Aspectos sociais - Ceará - 1918-1935
Hansenianos - Ceará - Condições sociais - 1918-1935
Hanseníase - Hospitais - Ceará - 1918-1935
Análise do discurso
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Ferreira, A. N. G.; Rios, K. S. (2011)
Resumo: Buscou-se fazer uma história da lepra no Ceará (1918-1935) tendo como fio condutor da discussão o medo, a partir da análise do seu funcionamento tanto como um sentimento negativo quanto como um operador positivo na produção de demandas sociais, políticas e higiênicas. Assim, o medo foi concebido como uma prática-discursiva fundamental na problematização sócio-histórica da lepra e do leproso, que possibilitou a compreensão de diversos aspectos constituintes da cidade de Fortaleza no período estudado, como a disputa por espaço, a gestão da pobreza, a ação da caridade cristã, o sentimento de insegurança e o papel da imprensa.
Resumo em espanhol: Cette recherche apporte une histoire de la lèpre au Ceará (1918-1935), en ayant comme fil conducteur de la discussion le peur, à partir de la analyse du son fonctionnement tant comme un sentiment négatif quant comme un opérateur positif dans la production de demandes sociaux, politiques et higiéniques. Ainsi le peur a été pensé comme une pratique discursive fondamental dans la problématique historique de la lèpre et du lépreux qui possibilité la comprehension de divers aspects de la ville de Fortaleza dans le période étudié, comme la dispute par space, la gestion de la pauvreté, la action de la charité chrétienne, le sentiment de insécurité et la fonction de la presse.
Descrição: FERREIRA, Antonio Nelorracion Gonçalves. Lazarópolis: a lepra entre a piedade e o medo (Ceará, 1918-1935). 2011. 235 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-Ce, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2837
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_ANGFERREIRA.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.