Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2840
Título: Trabalhadores da carnaúba: paisagem cultural e modos de vida dos camponeses em Russas-Ce na primeira metade do século XX
Título em inglês: Workers carnauba: cultural landscape and livelihoods of farmers in Russian-Ce in the first half of the twentieth century
Autor(es): Lima, Adriana Ribeiro de
Orientador(es): Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Trabalhadores Rurais
Cera de Carnaúba
Baixo Jaguaribe
Rural Workers
Carnauba Wax
Baixo Jaguaribe
Carnaúba – Extrativismo – Russas (CE)
Economia Agrícola – Russas (CE)
Carnaubeira - Aspectos Econômicos – Russas (CE)
Trabalhadores Rurais – Russas (CE)
Sociologia Rural
Agroindústria – Russas (CE)
Camponeses – Russas (CE)
Agricultura Familiar – Russas (CE)
Data do documento: 2007
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Lima, A. R.; Oliveira, A. L. (2007)
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar experiencias sociais dos trabalhadores no processo de extração e produção da cera de Carnaúba no municipio de Russas, na primeira metade do Seculo XX. Nossa pretensão inicial foi buscar as representações de cronistas, viajantes, historiadores e geógrafos sobre o espaço natural do Baixo Jaguaribe, e como este foi lido e interpretado como uma paisagem cultural na qual estão situados os camponeses da região. Nesse sentido, procuramos documentar as experiencias destes trabalhadores quanto a organização social do trabalho, seus modos de vida: Alimentação, moradia, lazer, religiosidade e formas de solidariedade vividas na comunidade rural. Assim, buscamos uma abordagem que valoriza as histórias e experiencias destes sertanejos, tendo como compreender a teia de relações sociais e de poder existentes o meio rural, sobretudo, entre proprietários de terras, arrendatários e trabalhaadores da extração e produção da cea de Carnaúba.
Descrição: LIMA, Adriana Ribeiro de. Trabalhadores da carnaúba: paisagem cultural e modos de vida dos camponeses em Russas-Ce na primeira metade do século XX. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-Ce, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2840
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_arlima.pdf18,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.